Seiren - Análise do anime


Continuando com nossas análises de animes do Blog, em específico da Temporada de Inverno/Janeiro de 2017. Essa temporada está se encerrando agora no fim de Março, então já temos um parecer sobre algumas séries que estão terminando.

O anime de hoje é Seiren. Um anime Original, ou seja, não é derivado de mangá nem light novel ou outra obra, é uma animação feita exclusivamente para transmissão na TV e posteriormente com lançamento para Blu-ray e DVD.
Sempre friso que não curto animes de vida escolar, romance e derivados, pois são animes muito lentos em sua maioria. Grande partes dos animes deste gênero seguem uma "cartilha" e isso não me agrada muito, por isso não me interesso por obras desse tipo. 

Nessa temporada de início de ano procurei expandir meus horizontes, conhecer coisas novas. Por isso, li bastante sinopses antes de assistir alguns animes e para minha surpresa, nessa Temporada dediquei meu precioso tempo para 3 animes de romance/vida escolar/slice of life: Masamune-kun no Revenge(já postei minha opinião no Blog), Kuzo no Honkai (falaremos sobre ele muito em breve) e o anime de hoje: Seiren.

Muito chá, bolos e bate-papo
Seiren é uma obra que conta um pedaço da vida de Kamita Shoichi, um adolescente estudante que tem uma vida normal como a de qualquer japonês: estuda, tem amigos, se diverte, joga video-games, etc. 
A premissa do anime é contar de uma forma muito bacana o dia-a-dia de Shoichi, focando e suas aventuras amorosas. Na trama, Shoichi irá conviver com 3 garotas(uma de cada vez) e a história é divida em 3 arcos, cada arco focado em uma garota. A cada 4 epísódios, Kamita conclui o relacionamento com a respectiva garota.

O mais interessante se Seiren, é como tudo funciona muito bem. Nada de personagens frescos, de personagens vergonhosos, de haréns que nunca chegam em lugar nenhum, de personagens indecisos...nada disso. 
Posso dizer com total certeza que Seiren é o anime mais realista que já vi, no que diz respeito ao cotidiano adolescente que os personagens vivem, e a forma como é tratado os romances. Os personagens não tem vergonha de se expressarem, de arriscarem, de dizer o que tem pra dizer. Isso torna a obra muito crível e faz com que o telespectador em diversos momentos se identifique com o que acontece durante a trama. Cenas de beijo roubado, conversas mais abertas, declarações sinceras, tudo é transmitido tão bem que é impossível não querer saber o que vai acontecer.

A animação é bem normal, nada demais. Está no padrão dos animes atuais de 12/13 episódios. 

Algo que vale a pena mencionar, é que Seiren procura sempre sair do "arroz com feijão" de uma forma geral. Além do enredo deixar de lado alguns esteriótipos do gê
O anime não tem mimimi nos diálogos
nero, os personagens tem um design bem mais realista e casual, o que reforça ainda mais poder do anime. Não existe personagens de cabelos coloridos, algo muito comum em qualquer anime que conhcemos. Confesso que devido a essa opção de design, muitas vezes me confundi quem era quem, pois o traço do anime é bastante parecido, e principalmente nas garotas ficava difícil de saber diferenciar, mas isso é apenas um detalhe que não desmerece nem um pouco o produto final.
Seiren me provou que minha teoria particular de sempre buscar animes novos para apreciar continua muito válida. Deixei os shounens um pouco de lado para apreciar uma série mais calma, mais tranquila, e não me arrependo nem um pouco.

Ao assistir Seiren, não há como não lembrar da adolescência e dos burradas que cometíamos, das vergonhas que passávamos, e do tempo bom em que só tínhamos que estudar e se divertir. 

O final também é muito legal e não decepciona, fecha muito bem tudo que foi construído durante a obra e deixa aquele sentimento de "final feliz"
Assistam Seiren sem medo de ser feliz, você não vão se arrepender!


Ficha Técnica:
Nome Original: Seiren
Origem: Original
Diretor: Tomoki Kobayashi
Estúdio: Gokumi
Estréia do Anime: Janeiro de 2017
Gênero: Slice of Life, Romance
N° de Episódios: 12
Faixa Etária Indicada: +13
NOTA DO BLOG: 9

SINOPSE:

Shouichi Kamita é um garoto normal do ensino médio, que é confrontado com exames de admissão na universidade e preocupações sobre o seu futuro. Esta comédia romântica do campus, "SEIREN" (Seiren significa honesto em japonês), retrata sua relação pura com três diferentes heroínas. Cada história é a memória única e mútua entre ele e a heroína.



Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Comentários

  1. Também me confundir com os personagens nao sabia quem era quem foi legal um anime mais realista sem cores diferentes de cabelos ou garotas com cara de gatinho o boca diferentes mais me perdi em algumas cenas não entendi elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti ele na época e tô reassistindo, já estou no segundo romance e continua sendo um anime maravilhoso, mesmo depois de 5 anos.

      Excluir

Postar um comentário