Um clássico atemporal que merece ser contemplado.
Recentemente assisti a um anime que já aguardava muito tempo, mas devido aos muitos lançamentos de cada temporada, as prioridades vão mudando. Tomei então a iniciativa e realizei um sonho, ver o anime de um dos meus mangás favoritos, porém, pouquíssimo conhecido, mas o intuito dessa postagem é trazer luz para essa série, que merece muito a atenção de fãs de anime no geral.
O anime da vez é B't X. Esta animação é derivada de um mangá de mesmo nome, lançada de 1994 a 1999, escrita a desenhada por nada mais nada menos que: MASAMI KURUMADA!! Isso mesmo, as imagens não deixam mentir. Este é o mesmo autor e criador de Cavaleiros do Zodíaco, uma das obras mais importantes em se tratando de animes no lado ocidental do planeta, principalmente na América.
Masami Kurumada tem Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) como principal sucesso, mas também teve várias outras obras que ficaram esquecidas, sem a devida atenção. Algumas tiveram versões animadas nos anos 90, mas são extremamente raras de se encontrar nos dias de hoje.
Não são encontradas nos serviços de streaming e muito menos nas TVs japonesas. Mesmo seus DVDs da obra são itens de colecionador no Japão, tamanha a dificuldade para se encontrar o material.
Uma dessas séries, a mais conhecida pra falar a verdade, depois de Saint Seiya, é B't X. Me sinto felizardo de ter conseguido depois de muita pesquisa na internet e muito suor, os episódios da série animada, que é dividida em duas partes.
O mangá de B't X tem 16 volumes e já foi publicado no Brasil nos anos 90/2000. Eu sou felizardo de ter os 16 volumes, pois juntei dinheiro e demorei pra comprar, pois na época eu era menor de idade e não trabalhava, hehe.
Na história, temos o protagonista Teppei Takamiya, um jovem japonês que passou um tempo treinando em uma ilha misteriosa e está prestes a voltar para encontrar seu irmão, Kotaro Takamiya. Kotaro virou um grande cientista renomado no mundo inteiro, e após se encontrar com Teppei depois de muitos anos, o mesmo é sequestrado pelo império das Máquinas, a organização vilã deste mundo.
Após Kotaro ser sequestrado, Teppei vai atrás de seu irmão, e em uma das lutas contra o império, acaba ressuscitando X, um b't com forma de kirin (semelhante a um equino). B'ts são máquinas com inteligência artificial de alto nível e funcionam com sangue humano. Após Teppei acordar seu novo parceiro X, saem em uma longa jornada para salvar Kotaro das garras do império, e também a frágil paz do mundo.
Teppei Takamiya |
Seiya de Pégaso |
A animação de B't X foi lançada em duas partes, sendo a primeira para TV, em 25 episódios. E a segunda parte foi lançada em formato OVA, contendo 14 episódios.
A primeira temporada foi ao ar de Abril a Setembro de 1996, enquanto a segunda parte, intitulada B't X Neo, foi lançada entre Agosto de 1997 a Janeiro de 1998 diretamente em home video japonês no formato OVA.
B't X se diferencia muito de Cavaleiros do Zodíaco, com uma história mais voltada pro intelectual e pra ciência, em um mundo onde a tecnologia impera. O que não dá pra fugir muito, são das comparações, devido o autor Masami Kurumada usar o mesmo estilo visual do seu traço em todas as suas obras, tornando assim, fáceis de se reconhecer. É impossível não se incomodar com a semelhança entre Teppei e Seiya, lado a lado são idênticos. Isso é passado para o anime também de forma muito boa, onde alguns outros personagens também se assemelham aos cavaleiros de Atena.
A animação é de 1996, produzida pelo estúdio TMS Entertainment e por curiosidade, foi produzida 10 anos após a estréia do anime de Cavaleiros do Zodíaco original. Porém, o estúdio de Cavaleiros do Zodíaco era a Toei Animation; aliás, são dois grandes estúdios que ainda estão em atividade até hoje.
Enquanto o desenho da Toei ficou famoso pelo estilo artístico do character design Shingo Araki, o anime de B't X pela TMS traz uma animação muito mais próxima do traço original desenhada por Masami Kurumada. É lindo demais!
B't X é um ótimo anime, até nos dias atuais. Apenas um Fansub brasileiro fez as legendas para a animação, e a qualidade do video é muito precária, tamanha é a raridade acerca deste conteúdo. Mas mesmo assim, vale muito a pena conferir. Como dito anteriormente, é um produto que se diferencia bastante de Cavaleiros do Zodíado, e posso dizer que até hoje não tem nada igual a B't X no mercado de animes, desde a sua época de estréia.
O final deixa a desejar por alguns motivos. Primeiro, pelo fato dos OVAs terem sido terminados enquanto o mangá ainda estava sendo lançado. Não sei dizer exatamente que aconteceu na época, pois falta informação desse período, mas o final do Mangá é muito mais cheio de detalhes e com diversos acontecimentos extras/diferentes do que aconteceu no anime. Mas mesmo com o final péssimo do anime, podemos relevar este detalhe, já que Masami Kurumada nunca foi muito bom com finais, vejamos aí os finais das sagas de Saint Seiya, que são medonhos.
Exemplo de capa de VHS japonesa |
Indico fortemente B't X para os fãs de Saint Seiya, fãs de Shounen clássicos, e principalmente fãs de animes antigos. Mesmo que o material disponível não tenha valor de qualidade, vale muito a pena assistir e conhecer uma outra visão de um dos mangakás mais influentes dos anos 80/90.
Eu comecei a ler Bt'x por curiosidade de ler algum outro mangá do Kurumada que não fosse Saint Seiya, li o mangá inteiro 2 vezes e me tornei fã, a temática sombria, o enquadramento de tecnologia, a forma como as lutas são resolvidas na estratégia, as lições de moral, tudo ficou muito bom ao meu ver.
ResponderExcluirOlá Leonardo! Realmente é uma obra maravilhosa, sou muito fã também. A animação terminou meio sem emoção, mas não estraga o produto inteiro. Também tenho a coleção de mangás. E espero com o tempo poder ver as outras obras do Kurumada, mas não espero que sejam tão boas quanto B'tX. Grande abraço! Obrigado pela visita!
Excluir