Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin - Análise do anime


Recentemente me dei a oportunidade de assistir algo ainda mais diferente do que tenho acostumado a assistir nos últimos anos. Um amigo me indicou um Seinen mas não deu muitos detalhes. Pesquisei screenshots internet a fora, li opiniões de sites especializados(achei pouca coisa destes), assisti análises em vídeo no Youtube. Toda essa "preparação" para assistir um anime de 26 episódios que foge completamente do meu foco. O dia a dia do brasileiro é mega corrido, principalmente de um paulista pai de família. Devido à isso é muito importante pesquisar como aproveitar seu tempo consumindo algo legal, prazeroso, que não te dê a sensação de que perdeu tempo com aquele conteúdo.

Confesso que em minhas pesquisas sobre o anime de hoje não tive muitas informações relevantes a respeito, mas pausei todos os animes que estava acompanhando desta leva de Abril 2017, e foquei em Rainbow. Tenho a dizer que foi uma das melhores experiências com entretenimento que já tive em anos.

O termo "teste do sofá" está presente no anime
Explicando de uma forma mais rasa (para não estragar a experiência), Rainbow conta a história de 7 jovens presidiários em uma parte sombria de suas vidas. O anime é dividido em 2 partes, sendo a primeira metade mostrando a vida desses jovens em uma prisão e a segunda parte do anime conta o desenrolar de suas vidas pós-prisão.

O anime se passa em uma época pós-guerra (Higoshima e Nagasaki) no Japão, devido a isso é possível perceber várias menções aos EUA e a sociedade daquela época mostra-se muito hostil, com muita pobreza, desigualdade e derivados.

A obra definitivamente é indicada para o público adulto, tanto pelo seu enredo quanto pelo seu desenrolar; Rainbow é um anime muito pesado. A impressão que dá, é que o autor quis trabalhar muito com as faces do ser humano. Toda a emoção em Rainbow é elevada ao extremo, e isso torna a obra única.

No primeiro arco, somos apresentados os personagens, suas motivações, os motivos de cada um estarem presos e o nascimento de um laço muito forte entre os protagonistas que, por sua vez são muito bem trabalhados e não estão ali apenas por volume no enredo. Estupro, agressão, inveja, ganância, torturas, suicídio...todos estes elementos estão em Rainbow e como mencionei anteriormente são elevados a outro patamar. É chocante e na maioria das vezes angustiante tudo que é mostrado no anime, mas ao mesmo tempo é tudo tão bem amarrado e bem contado que nos motiva a continuar assistindo, pois o autor faz com que nos importemos com seus personagens.

Amores proibidos e mentiras existem desde sempre
É difícil expressar com palavras, mas evitando ao máximo dar spoilers, Rainbow pode tranquilamente estar em um TOP 10 de qualquer fã de anime, desde que estes mesmos o deem uma oportunidade.
Ao passar o primeiro arco do anime que é o mais pesado, sentimos aquela sensação de "conquista / vitória" e comemoramos junto com os jovens. A partir daí o anime toma outro rumo, pois irá contar como será a vida de cada um dos personagens fora da prisão. Mesmo sem abalo psicológico do primeiro arco, Rainbow dá um show de enredo e continua a história de forma magistral, dosando o drama de sempre e os sentimentos e ações humanas de uma forma impressionante.

Como se não bastasse tanta coisa boa, é preciso mencionar a qualidade técnica do anime. Rainbow foi produzido pelo famoso estúdio Madhouse, que dispensa comentários. O estúdio é famoso por suas adaptações de alto padrão e qualidade, e felizmente não deixa nada a desejar em Rainbow. 
Tudo é muito bonito e fluido. Todo o set de personagens e o mundo que os rodeia foi produzido com os mínimos detalhes e o produto final é impressionante.

É incrível como um anime de desenrolar lento prende tanto o espectador como este. Pode parecer meio repetitivo falar aqui no BLOG que este é um anime sensacional, mas é. Fiz o BLOG com o intuito de indicar e mostrar a fãs de anime, obras que gostei e mostrar seus pontos positivos, por isso raramente menciono algo negativo. Tudo tem pontos negativos, por isso sempre friso em tudo de bom que uma obra têm a oferecer, é minha forma de avaliar.

Indico fortemente Rainbow. É um anime que faz você pensar muito sobre a natureza humana, e como nosso mundo é podre. Tudo é muito real, tão real que choca, pois o que se passa no anime aconteceu e acontece até nos dias de hoje, mesmo que a mídia esconda da população no geral.
Entre de cabeça nesse universo e garanto que será uma de suas obras favoritas, mesmo para quem não é fã de Seinen.


Ficha Técnica:

Nome Original: Rainbow - Nisha Rokubou no Shichinin
Nome Inglês: Rainbow
Origem: Mangá
Autor: George Abe
Diretor: Hiroshi Koujina
Estúdio: Madhouse
Estréia do Anime: Abril de 2010
Gênero: Drama, Histórico, Seinen
N° de Episódios: 26
Faixa Etária Indicada: +18
NOTA DO BLOG: 10

SINOPSE: 

Cerca de 10 anos após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de delinquentes foi enviado para a Escola Disciplinar Especial Shonan, tendo que aprender a enfrentar as atrocidades e injustiças cometidas no local. Um estudante que já se encontrava lá quando os jovens chegaram age como seu mentor, os ensinando sobre amizade e os guiando através das dificuldades.
Rainbow é uma série diferenciada quanto ao seu tema, tratando com certa seriedade de um assunto frequentemente evitado, que é a vida numa casa de correção. Por se passar numa época em que os fantasmas da guerra eram vivos, a abordagem história é feita pela ótica do pós-guerra no Japão. 

Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Siga nosso BLOG, deixe um comentário escrevendo o que achou! 
Um grande abraço!

Comentários