Charlotte - Análise do anime


Na minha incansável jornada de assistir animes, recentemente conheci Charlotte.
Assim como muitos, me é despertado a vontade de ver um anime ao ver um poster de divulgação, esses que vêmos em sites como My Anime List, ou até de vários Blogs brasileiros mesmo. Se o poster me despertou o interesse, logo vou pra Sinopse para ter uma idéia do que se trata.

Seguindo totalmente o oposto desse meu hábito, em um grupo de amigos no Whatsapp, me indicaram um anime chamado Charlotte. O poster não era chamativo, muito menos a sinopse, mesmo assim decidi dar uma chance por ser uma indicação de alguém que assim como eu, assiste bastante e acompanha o mercado.

Charlotte é uma série que se passa aparentemente no nosso mundo real, e de cara somos apresentados a Yuu Otosaka, um adolescente que tem o poder de "possuir" as pessoas por 5 segundos. Logo no primeiro episódio, é mostrado como é o dia-a-dia de Yuu e como seus poderes lhe são convenientes.

Os poderes de Yuu são bem convenientes a ele.
Durantes os primeiros episódios, Yuu é descoberto por um grupo de adolescentes liderados por Nao Tomori e que também possuem superpoderes distintos ao dele(até então Yuu pensava que somente ele possuía) e é "convidado" a entrar numa escola especial onde todos os estudantes possuem algum tipo de dom.

Atualmente temos em cada temporada mais de 50 animes diferentes, em que são abordados diversos temas. Mas assim como em toda mídia, existem muitas cópias e a maioria delas dispensáveis. 

Charlotte, felizmente não faz parte do grupo das cópias, muito menos das dispensáveis.
A história do anime é muito boa e por mais que os primeiros episódios sejam meio lentos (não chegam a dar sono), todos os personagens do grupo são bem trabalhados e vê-los em ação usando seus poderes é muito gratificante. Você fica imaginando como seria se aquelas situações realmente existissem na nossa realidade.

A febre das Idols também está presente no anime.

Depois da metade da série, o enredo tem uma reviravolta brusca e confesso a vocês que minha cabeça deu um nó, e tive que voltar algumas cenas várias e várias vezes para entender o que houve, e, apesar de não entender 100% do que houve, não me senti frustrado por isso e "toquei o barco" sem problema nenhum.
A animação é belíssima e está acima da média, com efeitos muito bonitos e cenas de luta muito boas. 

O maior trunfo de Charlotte pra mim, não é a animação, e sim sua história. Apesar da trama dar algumas escorregadas aqui e ali, a partir da metade do anime a obra se encontra e segue um fluxo muito bom, com um clímax excelente e um dos finais de anime mais bacanas que já vi. Destaque para o último episódio que fiquei muito surpreso, onde é contado um período relativamente grande (se não me engano, uns dois anos) da vida de Yuu de uma forma tão boa e sem transparecer acelerada. Esse episódio em uma obra de audiência (Naruto, One Piece, Dragon Ball...) daria fácil uns 20 episódios, e no anime é contada muito bem em um único.

Charlotte não é o melhor anime do mundo, também não é referência de seu gênero. Mas é uma surpresa agradável e muito bem trabalhada que indico a todos que curtem anime e estão sempre atrás de coisas novas. Em um mercado dominado por Idols, escolas de magia e fillers, Charlotte brilha e prova que é possível sim criar algo novo, interessante e com qualidade principalmente.

Dê uma chance a Chalotte, você não vai se arrepender!

Ficha Técnica:

Nome Original: Charlotte
Nome Inglês: Charlotte
Origem: Original
Autor: Jun Maeda
Diretor: Yoshiyuki Asai
Estúdio: P.A. Works
Estréia do Anime: Julho de 2015
Gênero: Escolar, Super-poderes, Drama
N° de Episódios: 13
Faixa Etária Indicada: +13
NOTA DO BLOG: 8

SINOPSE:

A história gira em torno de habilidades especiais que ocorrem entre um pequeno percentual de meninos e meninas na puberdade. Yuu Otosaka usa seu poder sem os outros saberem, e vive uma vida escolar bastante normal. Perante ele, de repente, aparece uma menina, Nao Tomori. Devido ao seu encontro com ela, o destino dos usuários de poderes especiais será exposto.


Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

O que achou da análise? Comente sobre! Obrigado.

Comentários

  1. Ótima análise, vlw pela indicação. Assisti e realmente valeu a pena ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edilson! Sempre irei trazer animes novos para vocÊs conhecerem! Abraços!

      Excluir

Postar um comentário