O Fim de Naruto Shippuuden - Análise do anime


Quinta-feira, dia 23 de Março do ano de 2017. Esta é a data que se encerrou o anime da segunda temporada do ninja mais bem sucedido da história da cultura pop japonesa.
Naruto Shippuuden (Naruto: Crônicas do Trovão) continua a história do primeiro anime de Naruto, conhecido popularmente por Naruto Clássico, que teve um total de 220 episódios.

Naruto foi um anime de audiência, ou seja, um anime voltado para a TV e bancado financeiramente pela TV Tokyo. Não é preciso lembrar que Naruto é um fenômeno mundial: 720 epísódios em anime, 72 volumes de mangá, 11 Longa-metragens, diversos jogos para várias plataformas e milhares de produtos licenciados. Praticamente todo mundo hoje em dia conhece Naruto ou já ouviu falar.
Tudo isso faz Naruto uma marca muito forte mundialmente, e depois de 15 anos de acertos e tropeços, o anime se encerra. Hoje irei mencionar alguns dos altos e baixos e dar meu veredito sobre o anime. Posso dizer também que eu, assim como milhares de pessoas, acabei "droppando" a animação e ficando apenas no mangá mesmo. O motivo vamos descobrir.

Já mencionei em postagens anteriores que sou fãs de anime desde os 4 anos de idade. Na adolescência, por não ter recursos(lê-se dinheiro) na época e depender da TV aberta para ter acesso a algum conteúdo, não conseguia acompanhar muito o mundo dos animes. Ficava babando em algumas revistas sobre o assunto que também eram e sempre foram bem raras, mas nada podia fazer a não ser sonhar.

Um dos momentos mais marcantes do anime

A internet ainda não era forte como é hoje em dia, lembro que naquela época tinha um amigo com mais condição financeira que eu que fazia coleção de DVDs autorados de Naruto. Esse meu amigo me emprestava sua coleção e comecei a acompanhar a história de Naruto e sua turma, pois era o que só se ouvia falar disso na época. O ano em específico era 2007.O último contato que tinha tido com animes naquela época, eram os que passavam na Rede Globo, então pra mim foi algo muito prazeroso  descobrir um anime de sucesso e com uma temática bem diferenciada e inteligente.

Assim meu primeiro contato com o Ninja de Konoha e sua turma. Lembro como se fosse hoje aquela torre de DVDs do anime, todos legendados, como o que não me faltava era tempo, assisti tudo com muita voracidade e em pouco tempo já estava inteirado e já me considerava um super-fã da obra.

Naruto conta com o melhor baseado anime já feito

O tempo foi passando, os fãs foram crescendo e com o tempo também surgiram novos fãs. Naruto é tão importante quanto Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco que também tiveram seus momentos de glória e estão gravados no coração de diversos fãs pelo mundo.O anime de uma forma geral, divide opiniões. Da mesma forma que a anos atrás acompanhávamos com afinco a história,  anime foi tomado por fillers intermináveis, algo que fez com que muitos telespectadores abandonassem o anime e fossem para o mangá, por ser a obra original nua e crua sem enrolações. Em vários depoimentos e entrevistas o autor Masashi Kishimoto declarou que os fillers no anime seriam como uma ótima forma de agregar valor aos personagens  e potencializar o universo da obra. Em teoria ode ser verdade, mas a forma como foi feito tudo isso gerou o efeito contrário e para aqueles fãs que acompanham vários animes, ficou a dúvida: porque acompanhar um anime recheado de filler sendo que existem centenas de outros animes mais curtos e com mais potencial para apreciar?

Outro ponto negativo da animação foi sua qualidade visual. Até o arco da destruição da Vila da Folha, era uma animação boa para os padrões da época. Entretando, após este arco especíco, com a história já rumando para a próxima guerra...A qualidade foi caindo ladeira abaixo infinitamente.Animes de audiência costumam ter animações abaixo da média se comparado a animações menores, mas tínhamos Bleach para provar que mesmo em um segmento de audiência dava para se fazer um bom trabalho. 

Considerações Finais

Naruto merece respeito e ponto final! O anime foi prejudicado pelos fillers? Sem dúvida. Entretanto, não podemos julgar também porque isso é sinônimo de um mercado onde hoje em dia nascem poucos sucessos. Se uma obra faz sucesso hoje em dia, é natural que as produtoras invistam pesado(ou não) e forcem a popularidade da mesma para que continue dando lucros. Foi o que aconteceu com Naruto.
Mesmo o anime deixando a desejar(mais de 60% do anime perdeu qualidade técnica) com vários fillers e problemas de enredo e animação, ainda assim eu consigo ver sentir vontade de revisitar essa história tão bem escrita e cativante, que vai ficar na memória de muita gente por muito tempo, querendo ou não. O final da história não é o que queríamos, mas têm seu charme e já dá um sinal do que vêm pela frente, pois tudo indica que a febre Naruto não pretende acabar tão cedo.

5 de Abril de 2017 estréia Boruto - Naruto Next Generation!

Ficha Técnica:

Nome Original: Naruto Shippuuden
Origem: Mangá / Revista: Shounen Jump
Autor: Masashi Kishimoto
Estúdio: Pierrot / TV Tokyo
Estréia do Anime: Fevereiro de 2007
Gênero: Shounen
N° de Episódios: 500
Faixa Etária Indicada:  +13
NOTA DO BLOG: 7

SINOPSE:

Naruto Shippuuden é a continuação da série original de TV Naruto. A história acontece ao redor de um Naruto mais velho e um pouco mais maduro em sua jornada para salvar seu amigo Uchiha Sasuke das garras do Ninja Orochimaru. Após dois anos e meio, Naruto finalmente retorna para a Vila de Konoha, e começa a por suas ambições em prática, contudo não será tão fácil, já que ele conquistou alguns inimigos poderosos, como a organização ninja, Akatsuki.



Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.


Comentários