O mundo do entretenimento é bem ramificado. Holliwood domina o cinema mundial e os seriados de TV; O Brasil impera nas novelas televisivas, e o Japão por sua vez, é especialista no que diz respeito à animação. São fatos que não mudam nunca.
Se assistimos um desenho que não seja anime, sentimos que é algo bem artificial, em sua maioria voltado pro público infantil e sem aquele encanto (salvo raras exceções). Já no cinema é a mesma coisa, existem muitos filmes estrangeiros bons, mas a grande maioria não tem a qualidade e o poder dos filmes hollywoodianos. E por final, doramas e filmes japonês são algo muito de nicho. Mesmo fãs de anime e da cultura japonesa nãp necessariamente curtem estas duas modalidades de entretenimento japonês. Os filmes e séries japonesas não têm o mesmo impacto que um blockbuster americano, na minha opinião, o feeling dos atores japoneses são bem exóticos. Têmos alguns filmes excelentes (como a trilogia de Rurouni Kenshin Live-Action), mas também temos grandes pérolas (como Shingeki no Kyoujin Live-Action)que nos fazem querer distância desse tipo de conteúdo.
Mas como falamos de animação de qualidade, voltamos para os animes.
A cara de "felicidade" de Saiki é marca registrada do anime |
Quando falamos de animes de sucesso, a primeira coisa que nos vêem na cabeça, são os animes que fizeram parte de nossa infância e alguns nos dias atuais: Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu Hakusho, Naruto,, Bleach, One Piece...etc. O que todos eles têm em comum? Todos fazem parte do acervo poderoso da Shounen Jump, revista japonesa responsável pelo lançamento e sucesso dessas obras.
Apesar do nome "Shounen", nem só de porradas e lutas vive a revista. Tivemos Death Note, outro grande sucesso policial que foi puclicado na revista alguns anos atrás também. Nosso anime de hoje será Saiki Kusuo no Psi-nan um dos grandes sucessos atuais da revista, que ganhou um anime em 2016.
Saiki Kusuo no Psi-nan conta a história do dia-a-dia do estudante(sempre eles) Saiki, um garoto que nasceu com poderes paranormais. Saiki pode usar telepatia, telecinese, teletransporte, ouvir o pensamento das pessoas, super-força...enfim, são infinitos poderes que fazem parte do arcenal do protagonista.
Saiki é um adolescente anti-social, bem reservado e que não gosta de praticamente nada que "pessoas normais" gostam. Essa premissa funciona muito bem em um anime de comédia, mostrando que mesmo com seus super-poderes, Saiki não consegue a paz que tanto deseja e vive correndo de qualquer tipo de confusão.
Os pais de Saiki são hilários |
A comédia japonesa é 8 ou 80, ou é muito boa ou muito ruim. Temos a sorte deste anime fazer parte do segundo grupo. O anime com epísodios de 24 minutos aproximadamente, é dividido em vários capítulos por episódios, como se fosse em um gibi da Turma da Mônica. Esse método de narrativa é muito eficaz e faz com que aproveitemos cada pedaço da história sem enjoar, e até mesmo saturar.
Saiki é um garoto que não fala no anime inteiro, questiona sobre tudo e o tempo todo está narrando os acontecimentos em sua volta. Essa comédia pastelão têm de tudo: Uma garota super-bonita em que todos a sua volta morrem por ela, um "melhor amigo" insuportável, professores sem noção, alguns amigos com poderes estranhos...e por ai vai. Tudo no anime é motivo pra piada e avacalhação.
A animação do anime Saiki Kusuo no Psi-nan não é das melhores. Para dizer a verdade, é bem abaixo da média. Não posso afirmar, mas aparenta ser um anime bem de baixo orçamento, apesar de ter o nome da grande Shounen Jump no background. Apesar disso, não atrapalha em nada ao que o anime se propõe: divertir.
Posso estar errado, ou até cedo de amor pelo anime, mas acredito que possa até ser intencional a aparência do anime. Acho que se ele fosse um anime bem mais bonito, as piadas e as tosquices da obra não teriam tanto impacto positivo como elas têm da maneira que está. O traço do autor no mangá também é bem feio, o que pode fazer sentido minha teoria.
Que venha a segunda temporada!! |
Não pense duas vezes antes de consumir este anime. Como gosto é algo pessoal, aconselho a assistirem os dois primeiros episódios. É o suficiente para sentir a vibe da obra.
Espero anciosamente a nova temporada deste que sem dúvida nenhuma, é um dos melhores animes de 2016.
Ficha Técnica:
Nome Original: Saiki Kusuo no Psi-nan
Nome Inglês: The Disastrous Life of Saiki K.
Origem: Mangá / Revista: Weekly Shouen Jump
Autor: Shuuichi Asou
Diretor: Hiroaki Sakurai
Estúdio: J.C Staff
Estréia do Anime: Julho de 2016
Gênero: Comédia, Sobrenatural, Escolar
N° de Episódios: 24
Faixa Etária Indicada: +13
NOTA DO BLOG: 10
SINOPSE:
Kusuo Saiki é um estudante do ensino médio que nasceu com diversos poderes psíquicos como telepatia, psicocinese, teletransporte e outros. Apesar de possuir todos esses poderes, Saiki enfrenta diversas dificuldades e tenta evitar chamar atenção o máximo possível. A história segue Saiki enquanto ele tenta utilizar seus poderes de uma forma secreta para ter uma vida normal como estudante junto aos seus colegas da P.K. Academy.
Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.
Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.
Eu amo esse anime. to obsecada com ele! <3
ResponderExcluirObrigado por acessar nosso BLOG, Sara! Espere mais novidades!!
ExcluirAmei esse anime só me incomoda ele não falar nada só pela mente e ninguém percebe que ele não mexe a boca
ResponderExcluirkkkk. Pois é, creio que esse seja um dos motivos cômicos mais hilários do anime.
Excluir