Mushishi - Análise do anime


A animação japonesa é um tipo de mídia bem abrangente. Tem produto para praticamente qualquer público: desde o infantil até o público mais velho, mais exigente. Em boa parte destes produtos disponíveis encontramos muita variedade, tanto boa quanto ruim. E no meio dessa variedade toda de gêneros encontramos verdadeiras pérolas, obras que transcendem gerações e que serão lembradas por todo sempre. 

Essa introdução soa poética? épica? pode ser...

Hoje iremos falar de Mushishi, um anime do gênero seisen, uma das mais belas animações já feitas.

Mushishi conta uma história diferente de tudo que estamos acostumados a ver. Nada de lutas épicas, salvar o mundo, cotidiano escolar, invasão alienígena e outros plots tradicionais de anime. 

O protagonista Ginko, um Mushishi
A obra narra a vida humana no início das civilizações(provavelmente no Japão antigo), onde pessoas moravam em pequeninas aldeias bem distantes umas das outras e viviam da prórpia colheita e caça. Não chega a ser uma pré-história, pois todos os habitantes dessa época possuem consicência como seres humanos e possuem um convívio muito próximo do que vivemos hoje em dia.

Neste mundo existem os "Mushis", cristuras que não são seres vivos nem espíritos, são um meio-termo entre essas duas raças. Mushis são invisíveis aos olhos de humanos comuns e apenas o fato de existirem causam diversos problemas para a civilização humana. Eles estão nas florestas, nos objetos, nas casas, em tudo. 

Também existem pessoas neste mundo que dedicam suas vidas a estudar os Mushis e ajudar o próximo com seus conhecimentos/descobertas, estes são os Mushishis (daí o título do anime). O anime conta justamente a história de Ginko, um jovem Mushishi em suas viajem e aventuras pelo mundo.

O mundo de Mushishi é muito rico e implacável
Mushishi conta com uma narrativa muito madura, bem escrita e super interessante. Cada episódio conta uma aventura distinta, o que é muito bom, pois podemos assistir sem nos preocupar com continuações de plots. Outro detalhe deste tipo de narrativa é que devido cada episódio não ter vínculo com outro, podemos assistir fora de sequência, o que apesar de não ser algo muito comum de se fazer, é um fato interessante e mostra o quão bem escrito e amarrado é a história.

No anime acompanhamos diversos acontecimentos, em sua grande maioria muito tristes e trágicos. Dificilmente algum episódio termina de forma feliz, reforçando a idéia de um mundo real e sem misericórdia, onde tudo acontece de uma forma bem natural e crível. Os mushis são entidades que fazem parte da dia-a-dia dos humanos, e sua presença é fatal na maioria das vezes.

A parte técnica é um ponto interessante para todo o conjunto. O anime transmite com perfeição todo o drama e o sentimento da obra. Toda a melancolia e a tensão dos diversos ambientes apresentados são muito bons, e são muito relevantes até para os dias de hoje, apesar de ser um anime de 2005.
Mushishi transmite uma sensação única a quem o assiste, desde sua abertura até o fim do episódio. Diversas vezes ao terminar um episódio, me via refletindo sobre o tema do mesmo, pensando nos acontecimentos e linkando tudo aquilo com várias situações da vida real. É um sentimento que senti poucas vezes com algum produto de entretenimento.

A ambientação do anime é rica e inigualável

Apesar de ser um Seinen, anime voltado para o público adulto, Mushishi conquistou o mundo e está disponível atualmente em diversos serviços de streaming e derivados. Mushishi já conta com uma segunda temporada, Mushishi Zoku Shou; Animação dublada no Netfliz (Dublagem muito competente por sinal) e um live Action de aproximadamente 2 Hrs (preciso consumí-lo urgentemente), que, apesar de não ser muito fácil de encontrar é bem competente no que se propõe.

Deixe seus shurikens e espadas um pouco de lado. Apague a luz, deite em sua cama e ligue a TV. insira o DVD, ou ligue seu serviço de streaming e sintonize em Mushishi. É uma experiência única, que indico a todos que gostam de uma história interessante e experiências excepcionais. Não há como explicar com palavras a grandiosidade deste anime.



Ficha Técnica:

Nome Original: Mushishi
Nome Inglês: Mushi-shi
Origem: Mangá
Autor: Yuki Urushibara
Diretor: Hiroshi Nagahama
Estúdio: Artland
Estréia do Anime: Outubro de 2005
Gênero: Aventura, Histórico, Sobrenatural, Seinen
N° de Episódios: 26
Faixa Etária Indicada: +13
NOTA DO BLOG: 10

SINOPSE:

A história apresenta criaturas onipresentes chamadas Mushi que frequentemente apresentam poderes sobrenaturais. Os mushis são descritos como seres em contato com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Devido à sua natureza efêmera, a maioria dos seres humanos são incapazes de perceber os mushis e são alheios à sua existência, mas há alguns que possuem a capacidade de ver e interagir com tais seres. Uma dessas pessoas é Ginko, o personagem principal da série. Ele emprega-se como um "Mushishi" (termo dado a pessoas que possuem a habilidade de enxergar Mushis) viajando de um lugar para outro a pesquisar mushis e ajudar pessoas que sofrem de problemas causados por eles. A série é uma antologia de episódios em que os únicos elementos em comum entre os episódios são Ginko e os vários tipos de Mushi. Não há excesso de arqueamento trama.

Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Comentários