Ajin - Análise do anime


Já mencionei em análises passadas que gosto do mundo nerd em geral. Animes, Games, Séries americanas, Livros, Mangás, etc. Pessoas como eu costumam ter uma mente mais aberta para diversos tipos de assuntos, pois consomem muito conteúdo diversificado e que os faz repensar sobre vários lados da vida.

Sou a favor de sempre buscar ao novo, principalmente se for entretenimento. O mundo está em constante mudança e as pessoas que o habitam também. Para reforçar essa minha teoria, tente assistir a um filme de super-herói dos anos 70/80. Eu particularmente não consigo mais assistir, pois muita coisa mudou. O design, o investimento, os efeitos especiais e principalmente o roteiro. Os fãs de hoje em dia são muito mais exigentes que os de antigamente, pois atualmente temos um volume gigantesco de opções e precisamos filtrar o que consumir; claro que iremos optar pelo que for melhor.

A descoberta de Nagai Kei e sua condição como Ajin

O anime de hoje é Ajin, uma adaptação do mangá de mesmo nome e que estreou em Janeiro de 2016.
Ajin conta a história de Nagai Kei, um adolescente normal que vive sua pacata vida de esola-casa / casa-escola (assim como na maioria dos animes). No mundo do anime existem uma raça muito rara que é mencionada como um novo tipo de ser humano: os Ajins.

Ajins são seres imortais, possuem praticamente todas as características físicas e mentais de um ser humano comum. 

Certo dia Nagai Kei é atropelado por um veículo em seu trajeto para casa, o que causa uma aparente morte. Várias pessoas cercam o local do acidente e presenciam a "ressurreição" de Kei, o que gera uma verdadeira confusão. A polícia local é acionada e vários veículos televisivos correm para fazer a cobertura do ocorrido. Ajins são seres raros e existe uma recompensa alta pela vida dos mesmos, o que causa logo no primeiro episódio do anime, a mudança radical na vida de Kei e sua batalha para sobreviver neste mundo.

A animação em CG se destaca

A história é muito interessante do começo ao fim, tem um teor bem mais maduro e sério. Aconselho a maratonar o anime para aproveitar 100% do que o mesmo têm a oferecer.

Esta animação é a que mais me pareceu com um seriado de TV, tanto pelo tama abordado quando pela sua execução. É um anime com uma história mais madura, mais interessante que o habitual.

A parte técnica gera muitas discussões: o anime é todo feito em CG, alguns gostam outros odeiam. Particularmente, Ajin é o primeiro anime em CG que assisti, então não tenho muitos argumentos em comparação. Posteriormente assisti à trilogia de filmes da série Berserk, também em CG, mas não há como comparar até pela magnitude e investimento das duas obras/séries.

Pra mim é bem ok. Como o desenrolar do anime é muito interessante, não me incomodou nem um pouco o fato da animação ser em CG, mas muitas pessoas podem não gostar.

Ajin é uma prova viva de que ainda é possível criar algo novo e interesante. Apesar da temática policial estar meio batida, a história é envolvente o bastante para não deixar você sair do sofá até seu fim e deixá-lo ansioso pela próxima temporada.

Vale ressaltar que Ajin foi adquirido pelo serviço de streaming Netflix e possui dublagem em português. Isso reforça ainda mais o poder do anime que conquistou público pelo mundo inteiro e mais ainda para nosso público brasileiro, carente de animes com dublagem nacional.



Ficha Técnica:

Nome Original: Ajin
Nome Inglês: AJIN: Demi-Human
Origem: Mangá
Autor: Gamon Sakurai
Diretor: Hiroyuki Seshita
Estúdio: Polygon Pictures
Estréia do Anime: Janeiro de 2016
Gênero: Ação, Mistério, Seinen
N° de Episódios: 13
Faixa Etária Indicada: +16
NOTA DO BLOG: 9

SINOPSE:

Ajin são humanos que não podem morrer. 17 anos atrás, eles apareceram pela primeira vez em um campo de batalha na Africa. A partir daí, mais de sua espécie são descobertos na (dentro da) sociedade humana. Sua raridade em aparecer fez com que, para fins experimentais, o governo oferecesse uma recompensa generosa para quem capturasse um. No presente, um estudante do ensino médio que espera ter um feriado de verão comum, está prestes a ter a sua vida transformada em algo inesperado.

Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Comentários