Shokugeki no Souma - Análise do anime


Comer faz parte de nossas vidas. Precisamos dela para viver, isso não podemos negar. 
A grande maioria dos eventos que participamos, seja para lazer ou trabalho, a comida está lá presente. Aniversários, excursões, shows, restaurantes, na praia, enfim...Praticamente tudo que fazemos têm algum vínculo com comida.

Mesmo que a comida esteja tão presente em nossas vidas, a não ser pessoas que trabalham exclusivamente no preparo das mesmas, não possuem o hábito de acompanhar conteúdo de entretenimento sobre. É extremamente raro ver alguém(principalmente nerds) assistir a programas de culinária, de gastronomia, acompanhar a Ana Maria Braga e afins, não faz sentido. 

A animação das comidas é muito bonita
Quando o assunto é culinária, não é algo que desperte a atenção da população no geral e no mundo do entretenimento é a mesma coisa. Dificilmente temos uma obra sobre culinária, e quando aparece alguma não é tão interessante.

Essa teoria vai por água abaixo com o anime de hoje, Shokugeki no Souma.
O anime conta a história de Yukihira Souma, um jovem que trabalha em um restaurante pequeno em um distrito comercial do Japão. Souma trabalha com seu pai desde muito jovem e aprendeu várias técnicas de culinária com o mesmo, sempre buscandoservir seus clientes da melhor maneira possível, assim como seu pai o ensinou.

Certo dia seu pai Joichiro Yukihira o incentiva a ir estudar na melhor escola de gastronomia do Japão, que têm forte influência no mundo todo. E é ai que começa a "aventura" de Souma em busca de aperfeiçoar seus dotes culinários.

O design dos personagens respeita bem a temática do anime
Shokugeki no Souma é um anime surpreendente. É difícil explicar com palavras a sensação de acompanhar um anime desse gênero quando o mesmo é muito bom.

Tivemos a alguns anos Toriko, outro anime de culinária também da Shonen Jump que, apesar de fazer certo sucesso no Japão(no Ocidente nem tanto), não chega perto da magnitude e da experiência que Shokugeki no Souma proporciona.

Acompanhamos a jornada de Souma no mundo da culinária, onde sua "missão" é disputar Shokugekis, que são desafios de culinária entre os formandos da escola. A forma como é trabalhado o roteiro é muito bacana e prende o telespectador de uma forma incrível. 

Não precisa ser expert em gastronomia para apreciar os pratos sendo feitos, e todo o drama em cima do preparo das comidas é muito bacana. Ingredientes vencidos, prazos super apertados, falta de ingredientes, pressão psicológica e companheirismo são frequentes e apesar de ser situações comuns no cotidiano de quem trabalha no ramo, tudo é transmitido de uma forma excepcional.

O anime também tem um lado ecchi, bem leve e descontraído, servindo como um "plus" para o anime. Na obra você acompanhará tanto homens quanto mulheres semi-nus, mas de forma alguma isso é descarado e mal colocado na obra.

O casamento Ecchi + Culinária é muito bem feito no anime
A animação merece aplausos. Toda as estética dos personagens é bem típica de anime, mas nada fora do comum muito menos extravagante ou simples demais.

A animação das comidas, que são o foco do anime, são muito bonitas e bem animadas; os efeitos especiais nessas partes enchem os olhos, com muitas explosões e cores vivas pipocando na tela.

Shokugeki no Souma é uma obra que está aí para provar que não devemos julgar um livro pela capa, neste caso, pelo gênero. Inacreditavelmente a obra consegue prender o espectador do início ao fim. Eu mesmo assisti o anime inteiro em dois dias, algo que dificilmente consigo fazer devido a consumir muito conteúdo simultaneamente e ter pouco tempo para lazer.

O último anime que tive o mesmo tipo de preconceito foi One Piece, que demorei para assistir, mas quando comecei, surtei e acompanhei tudo da obra. 

Deixe o preconceito de lado e aproveite essa obra de arte moderna! Você não vai se arrepender!




Ficha Técnica:

Nome Original: Shokugeki no Souma
Nome Inglês: Food Wars: Shokugeki no Soma
Origem: Mangá: Shonen Jump
Autor: Yuto Tsukada
Diretor: Yoshitomo Yonetani
Estúdio: J.C. Staff
Estréia do Anime: Abril de 2015
Gênero: Culinária, Comédia, Ecchi
N° de Episódios: 24
Faixa Etária Indicada: +13
NOTA DO BLOG: 10

SINOPSE: 

O sonho de Yukihira Souma é se tornar um chef em tempo integral no restaurante do seu pai e superar a habilidade culinária do mesmo. Mas, assim que Yukihira se forma no ensino médio, seu pai, Yukihira Jouichirou, fecha o restaurante para cozinhar na Europa. Embora deprimido, o espírito de luta de Soma é reavivado por um desafio de Jouichirou que é sobreviver em uma escola de culinária de elite, onde apenas 10% dos estudantes conseguem sua graduação. Será que Soma pode sobreviver ao desafio?

Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Comentários