Mahouka Koukou no Rettousei - Análise do anime


Pelo menos nos últimos 3 anos, uma "moda" forte em toda leva de anime é a tal "escola de magia". Não sei dizer precisamente qual o anime que gerou essa "explosão", mas já víamos sinais dessa premissa em animes antigos, os precursores do mahou shoujo, como Sakura Card Captor e Sailor Moon, em que as protagonistas estudavam e defendiam a terra todos os dias.
Escola de magia atualmente já virou praticamente um sub-gênero, pois existem dezenas de obras com essa temática. O problema disso tudo é o que acontece com o excesso de conteúdo desse tipo: a repetição. A grande maioria desses animes são muito parecidos, muito mesmo. Assustadoramente são semelhantes até nos pôsteres de divulgações, aqueles que são mostrados para divulgar os animes em suas estréias.

O anime é bem sério e retrata vários temas da sociedade moderna
Assisti alguns bacanas até, mas é tanta cópia que hoje em dia não consigo ter apreço por obras desse tipo.
Hoje iremos falar de Mahouka Koukou no Rettousei, ou apenas Mahouka para os mais chegados. Mahouka pega toda a manjada cartilha dos animes de escola de magia, rasga e joga fora; e é isso que o torna tão único no que se propõe a fazer.
Mahouka conta a história da humanidade aproximadamente no fim do século 21, onde 9 escolas do Japão são expert no desenvolvimento e reprodução de um tipo peculiar de magia.
A magia nessa era está ligada fortemente à tecnologia, fazendo parte fundamental da história e vida destes alunos. É possível fazer praticamente tudo com este tipo de magia, e as magias antigas convencionais são quase inexistentes e pouco usadas na história.
A história do anime se passa em uma dessas escolas de magia e foca nos protagonistas Shiba Tatsuya e Shiba Miyuki, irmãos de sangue que compartilham um sentimento único. Logo no início do enredo podemos acompanhar o preconceito dos alunos da classe alta contra as classes inferiores, briga por títulos e tudo que estamos acostumados a ver na nossa sociedade atual, e a história vai crescendo e inserindo vários acontecimentos interessantes para fortalecer ainda mais tudo aquilo que estão querendo transmitir.

A relação dos irmãos Shiba é uma das atrações do anime
O anime começa bem lento e muito complexo. A obra é carregada até demais com vários termos técnicos que torna o começo bem cansativo e sonolento. Chega um momento em que você acostuma com todo aquele ar de complexidade e consegue acompanhar os raciocínios e a aproveitar melhor a trama.
O destaque deste anime fica para o primeiro protagonista, Shiba Tatsuya. O personagem é o típico BADASS, praticamente o ser humano perfeito. Tatsuya sempre resolve tudo, sabe de tudo, é excelente em tudo que lhe é imposto e se propõe a fazer.
É bem legal ver este tipo de tratamento ao personagem principal, afinal, assistmos anime para ver coisas desse tipo, mas sinceramente em algumas partes já não aguentava mais ver a feição de "whatever" de Tatsuya resolvendo e solucionando tudo em qualquer situação.
A trama evolui muito bem e apesar de deixar bastante coisa em aberto no que diz respeito àquele mundo e a seus personagens, entrega um conteúdo muito bacana e satisfatório, mesmo que este anime não se torne uma lenda daqui a alguns anos.
No que diz respeito à parte técnica, mahouka se sai bem se comparado aos outros animes de seu sub-gênero, mas só. A magia utilizada no anime é muito bonita e as cenas em CG no geral agradam bastante. 
O astro da obra é um gênio da era moderna
Aqui fica o meu desabafo, e algo que me deixou um pouco frustrado, foi o fato de Mahouka ter sido produzido pela produtora madhouse e não ter o mesmo tratamento que a produtora tem com praticamente todas as suas obras. Na minha opinião, mahouka é o anime mais feio da produtora que eu já vi.
Mahouka é muito bem produzido e tem uma qualidade acima da média do que vêmos hoje em dia, mas não consigo deixar de comparar com outros animes da produtora. Rainbow é um anime de 2010 e é muito mais bonito e bem finalizado que Mahouka.
Reforçando o fato de ser um anime que foge completamente do "arroz com feijão" de seu sub-gênero, Mahouka traz um ar de novidade e vale muito a pena conferir. Ver o protagonista em ação com suas façanhas perfeitas é muito gratificante, e traz à tona aquele sentimento dos animes antigos onde o protagonista estava sempre acima de tudo, mas aqui de uma forma bem mais trabalhada.
Mahouka é um anime bem sério, certo daquilo que quer ser. Agradeço a quem me indicou e faço o mesmo para todos os fãs de animes. O anime demora um pouco para engrenar, mas cumpre seu papel muito bem e o deixará com muita vontade de uma continuação, que aliás, está chegando em formato de filme programado para Junho de 2017! Você não vai querer perder!


Ficha Técnica:

Nome Original: Mahouka Koukou no Rettousei
Nome Inglês:  The irregular at magic high school
Origem: Light Novel
Autor: Tatsumo Satou
Diretor: Manabu Ono
Estúdio: Madhouse
Estréia do Anime: Abril de 2014
Gênero: Sci-Fi, Magia, Escolar
N° de Episódios: 26
Faixa Etária Indicada:  +13
NOTA DO BLOG:  8


SINÓPSE:

Magia é um produto que existia apenas em lendas ou contos de fadas, mas tornou-se uma tecnologia a cerca de um seculo atrás. Agora vários países estão e busca de reunir poderosos magos. Shiba Tatsuya é um estudante sem capacidade mágica na First High School, uma escola de magia de alto nível, juntamente com sua irmã, que passa a ser a estudante superior entre os calouros. O que vai acontecer com ele e como ele viver sua vida de escola onde ele é um dos muitos reservas, onde ele é olhado de cima pelos alunos mágicos escolhidos?


Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Siga nosso BLOG, deixe um comentário escrevendo o que achou! 
Um grande abraço!

Comentários