Eromanga Sensei - Análise do anime


Light Novels são livros com foco em adolescentes de váriadas histórias, muito famosos no Japão. No Brasil aos poucos vêm ganhando força, mas as maiores obras desse nicho ficam em sua terra natal mesmo.

Quando uma Light Novel faz sucesso (que por sua vez é medido por suas vendagens), geralmente a história ganha um anime que na maioria das vezes é produzido com o intuito de potencializar suas vendas e expandir o universo da obra.

E se tivéssemos uma obra que nos conta como funciona esse universo das Light Novels? E se nessa mesma obra tivéssemos várias cenas e acontecimentos hilários de brinde? Pois bem, essa obra existe, e se chama Ermanga Sensei.

Como descrito anteriormente, Eromanga Sensei é uma Light Novel que conta mais ou menos como funciona este tipo de insdústria, seguindo basicamente os moldes narrativos de Shirobako, Bakuman, etc...porém com muito mais humor e um bocado de ecchi. Hoje iremos falar do anime de mesmo nome.

No anime, conhecemos a vida de Masamune Izumi, um jovem escritor de Light Novels e seu cotidiano meio bagunçado. Masamune tem uma meio-irmã chamada Sagiri Izumi que é uma pessoa extremamente anti-social. Sagiri não vai a escola, não sai com os amigos, não pratica esportes, é aquela pessoa que conhecemos popularmente por NET, algo super comum no Japão. Seu dia a dia se resume a jogar video-game, comer, dormir e desenhar. 


Izumi têm como como desenhista de suas Light Novels Sagiri, e o mesmo batalha arduamente para conquistar seu posto no TOP Vendas de Novels no Japão.

Eromanga Sensei é um anime bem bacana, confesso que me surpreendi acompanhando. Desde os primeiros episódios é um anime bem leve e descontraído de se acompanhar, principalmente por não ser cansativo. 

O roteiro não é um primor, mas se levarmos em conta sua premissa e leveza, damos um desconto. Basicamente acompanhamos a rotina de Izumi para subir no mundo das Novels e seu dificil convívio com sua irmã Sagiri. 

Indico fortemente este anime para quem tem curiosidades de conhecer como funciona o mercado de Light Novels, pois se não for este o objetivo, o anime se torna um Slice of Life qualquer, como todo mundo já está acostumado de ver: romances, vida colegial, tramas mais descontraídas, um pouco de comédia aqui e ali, e por aí vai.


A parte técnica do anime é muito boa, e trasmite muito bem o que o anime propõe. Os traços dos personagens, a ambientação, os cenários, tudo bem acima da média. 

Meu ponto negativo para o anime fica por seu final, pois "aquilo" não se parece com um encerramento de geito nenhum. Já mencionei que é um anime bem leve e descontraído, mas o úlçtimo episódio desta primeira temporada simplesmente é como qualquer outro episódio. Talvez já esteja planejado a segunda temporada, mas mesma assim deveria acontecer algo no plot que justificasse o final dessa primeira temporada. Nennum acontecimento interessante e nada de relevante para encerrar...é uma pena.

O anime Eromanga Sensei não é para todos. Quem curte ecchi ou slice of Life pode se frustrar pela falta de ênfase nestes dois gêneros, fazendo com que o anime seja superficial demais. Como dito anteriormente, aconselho este anime como um produto para conhecer como funciona este tipo de indústria, o que por si só é muito interessante.

Dependemos do sucesso da Light Novel e das vendagens do anime para termos uma segunda temporada, então para quem curtiu assim como eu, vamos torcer!


Ficha Técnica:

Nome Original: Eromanga Sensei
Origem: Light Novel
Autor: Tsukasa Fushimi
Diretor: Ryohei Takeshita
Estúdio: A-1 Pictures
Estréia do Anime: Abril de 2017
Gênero: Comédia, Slice of Life
N° de Episódios: 12
Faixa Etária Indicada: +13 
NOTA DO BLOG: 8


SINOPSE:

Masamune Izumi, um autor de light novel do ensino médio, possui uma irmã mais nova, Sagiri, uma menina reclusa que não saiu de seu quarto por um ano inteiro. Masamune quer que sua irmã saia de seu quarto, pois eles são a única família um do outro. O ilustrador de Masamune, conhecido apenas por "Eromanga", faz ilustrações extremamente pervertidas, e Masamune nunca o encontrou, e sempre acreditou que ele era apenas um otaku repugnante e pervertido. No entanto, a verdade é revelada ... seu "Eromanga-sensei" na verdade é sua própria irmã mais nova! E para piorar ainda mais o caos que se alastra entre os irmãos, uma bela best-seller de manga shoujo torna-se sua rival!

Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Siga nosso BLOG, deixe um comentário escrevendo o que achou! 
Um grande abraço

Comentários