Far Cry 5 - Análise do Jogo


Introdução

Far Cry se tornou uma grande franquia da Ubisoft. A partir de seu terceiro capítulo, ganhou o amor e respeito dos gamers por entregar um jogo sólido, viciante, divertido e com um antagonista canalha que todos adoraram. Estes aspéctos viraram sinônimo de  Far Cry.
Eu particularmente conheci o jogo lá no XBox 360 pelo Far Cry 3, a a partir dali se tornou meu jogo de tiro preferido de todos os tempos. A sensação da liberdade, as caçadas, os tiroteios frenéticos, os momentos de ação desenfreada e até os momentos de stealth. A junção de todas essas qualidades me fizeram um grande fã de Far Cry.
Far Cry 4 foi meu primeiro jogo da 8° geração, e eu não poderia ter começado essa geração melhor. Joguei inumeras vezes e ainda jogo atualmente. 
Confesso que Far Cry Primal não me empolgou tanto no início, mas é um jogo que merece respeito por tentar algo novo e único e executar muito bem a proposta.
Nem preciso mencionar o quanto estava ansioso para jogar o quinto episódio da Franquia. Confesso que me isolei de informações para não sofrer com ansiedade e decepção, e o resultado da minha experiência com o jogo você acompanha nesta análise.

Gráficos

Os gráficos continuam lindos na atual geração de consoles
A 8° geração está caminhando para seu fim, títulos aguardadíssimos já estão saindo e pódemos afirmar que os consoles atuais já atingiram seu potencial máximo. Far Cry 5 traz graficos muito bonitos se comparados a seu título anterior.
Alguns podem não notar muita diferença, realmente não é uma diferença gritante, mas tudo está muito bem polido e os jogos de luz, sombra e partículas foram melhorados o que gera um produto final com muita qualidade gráfica. Bugs aqui e acolá aparecem, mais até que Far Cry 4, mas não estragam a experiência do jogador.

História

Aqui está a cereja do bolo. Far Cry 5 conta com uma história muito bacana, bem mais interessante que Far Cry 4 (que era horrorosa) e seu antagonista, Joseph Seed chega a bater de frente com Vaz Montenegro do terceiro game. O roteiro está muito melhor, os jogos de câmera, os efeitos de luz e sombra, os personagens muito mais detalhados e as expressões faciais convincentes. Todos estes aspectos entregam uma ótima história e principalmente um belo motivo para você explorar e vivenciar as terras de Hope County.
Jogabilidade

A jogabilidade da franquia que já era boa, agora foi melhorada também. Atirar é muito gostoso, os tiroteios estão muito bacanas e trouxeram vários elementos de Primal para este novo jogo. Você agora irá explorar uma região fictícia dos EUA, Hope County, uma área bem rural, bem diferente do Himalaia e da ilha Deserta dos jogos anteriores. Confesso que estranhei muito no começo e demorei para acostumar com os ambientes mega planos, mas essa sensação passa e você volta a aproveitar bastante a aventura.
A novidade na jogabilidade fica para a direção de aviões e mini-aviões, que está excelente e é muito divertida. Antes do jogo ser lançado imaginei que seria como nos jogos de Battlefield, mas em Far Cry 5 é tudo muito mais fácil e intuitivo, o que gera muito mais diversão e aproveitamento.


O mapa está bem dinâmico e atraente

Música

No geral não ligo muito para música em video-games, mas neste jogo estão de parabéns. Aqui temos uma mescla de músicas religiosas da região e muito rock pesado. Os sons vão alternando em diversos momentos e situações, o que acaba sendo muito engraçado em várias vezes.






                     Algumas mudanças relevantes no novo jogo, para os curiosos:

- O mapa foi atualizado, agora está muito mais dinâmico, muito mais limpo. Nada de milhares de ícones de colecionáveis sem sentido, que deixavam a tela po´uída visualmente.

- O fim das torres. Agora para abrir o mapa, você precisa explorar, só isso. Postos avançados e missões paralelas aparecem conforme você vai explorando e progredindo no jogo.

- Não existe mais caçadas a animais silvestres. Uma mudança drástica na fórmula da franquia que ainda divide opiniões. Você até pode caçar animais, mas eles estão bem menos presentes no jogo, aparecem pouco, e a única utilidade da caçada é para ganhar dinheiro vendendo as peles.

- Agora todos os upgrades são adquiridos no jogo através de pontos de recompensa que são ganhos completando tarefas específicas do jogo. A lista é imensa, e apesar de estranhar no começo, são bem divertidas e eficazes.

- A direção voltou para os moldes de Far Cry 3, com aceleração pelo botão R2(PS4) ou RT(XONE).

- Os espólios dos inimigos se resumem a praticamente munição e pouquíssimo dinheiro.

- Dinheiro neste jogo não está mais abundante como em Far Cry 4, provavelmente devido a microtransações que o jogo possui.

- Algumas missões da campanha principal aparecem sem aviso prévio. Ao ir progredindo nas missões em geral, uma barra cresce indicando o quanto você está tomando o território do inimigo. Quanto maior esta barra fica, mais perigoso fica sua viagem, pois os inimigos estão para todo lado. Dificilmente você ficará muito tempo ocioso vagando pelo mapa como nos dois últimos jogos anteriores.

Um dos grandes destaque do jogo é poder pilotar aviões

Vale a pena?

Confesso que tomei um baita susto nas horas iniciais. Tudo mudou!
Toda a estrutura do jogo mudou, desde mapa, alguns pntos da jogabilidade, navegação de menus, armas, etc. Mas mudar é preciso!
A Ubisoft ouviu vários fãs e trouxe um produto bem diferente do que estávamos acostumado, mas nem por isso menos divertido.
Depois de umas 5 horas de jogo, vendo várias partes da Campanha e missões em geral, fiquei feliz de não ter perdido meu investimento neste jogo.
Far Cry 5 é incrível e prova para todos nós que ainda é possível mudar e divertir dentro de uma franquia com base estabelecida. Para os fãs da série como eu, é um ótimo presente. E para os que nunca ouviram falar ou nunca tiveram a oportunidade de jogar, é uma ótima porta de entrada!
Este jogo vale cada centavo gasto, não perca tempo e vá comprar o seu!

NOTA DO BLOG: 9




DADOS DO JOGO: 

Nome: Far Cry 5
Produtora: Ubisoft Montreal/Ubisoft Toronto
Distribuidora: Ubisoft
Data de Lançamento: 27/03/2018
Plataforma: Playstation 4, Xbox One, PC
Gênero: Ação, FPS, Sandbox


Comentários