Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (AnoHana) - Recomendação de anime


Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (ufa...), mais conhecido como AnoHana pela comunidade otaku, é um anime do gênero Slice of Life que após uma longa lista de títulos que estava para assistir, cheguei neste anime.

AnoHana possui um evento interessante no decorrer dos anos, onde o anime saiu primeiro e o sucesso do mesmo resultou em mangá. Geralmente vêmos o contrário acontecer, mas fica como curiosidade. Hoje falaremos do anime de 11 episódios feito pelo estúdio A-1 Pictures, que atualmente é conhecido por ter feito o anime de obras como Nanatsu no Taizai, Sword Art Online, Ao no Exorcist, Fairy Tail, entre outros.


No anime acompanhamos um grupo de adolescentes (5 no total) que tiveram uma amiga de infância morta em um acidente. Desde então os protagonistas  Jintan, Naruko, Yukiatsu, Tsuruko e Poppo não conseguiram superar a morte de Menma, sua amiga de infância, e o roteiro parte daí. O interessante é que o fantasma de Menma aparece para Jintan, e a história vai se desenrolando. 

A animação de 2011 possui 11 episódios bem feitos e fechadinhos. Toda a história é bem contada e em nenhum momento fica a sensação de estarem "correndo" com o roteiro. Trata-se de um anime curto, mas muito bom.

Acompanhar o cotidiano dessa turma é bem bacana. Temos brigas, discussões, drama, comédia, entre outros. Por se tratar de um roteiro muito específico, qualquer exemplo de situação pode gerar spoiler, e essa não é a intenção. Temos um pouco de sobrenatural no meio da trama, mas no geral pode-se esperar tudo o qe um bom e velho slice of life tem a oferecer.

A parte técnica é impecável. Desde modelo de personagens à ambientação e ambientes no geral, está tudo muito bonito e detalhado.

Um filme em animação também foi lançado no ano de 2013. No pseudo-filme(haha), vêmos a história contada no anime pelo ponto de vista de Menma, com algumas cenas a mais para dar mais contexto. Um live-action adaptando a obra foi lançado em 2015, bem respeitoso ao material original, aumentando ainda mais o portifólio multimídia de AnoHana.



AnoHana é belo. Confesso que o anime demora um pouco pra engrenar e é mais lento do que deveria. Existe pouca motivação para continuar depois dos 3 primeiros episódios bem parados e sem muita explicação. Mas garanto que os episódios finais agregam bastante e sinceramente, chorei demais! Nunca chorei tanto em um episódio final quanto em Anohana. Toda a carga dramática que é acumulada nos 11 episódios explodem no fim, e isso é um dos fatores que tornam esse anime tão marcante. Não desista, vá até o fim e você será bem recompensado!

Abraços!






Comentários