Boku no Hero Academia - Recomendação de anime


Uma obra lutando pelo topo

A famosa revista Weekly Shounen Jump é o berço das obras mais conhecidas ao redor do globo. Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto, Bleach, One Piece...e por aí vai. Não há quem não conheça ou ao menos tenha ouvido falar em alguma dessas séries animadas.

A verdade é que por ser uma publicação muito forte no ramo de mangás, todas as obras acima citadas, exceto One Piece, já acabaram. E para manter sua relevância, de tempos e tempos é preciso renovar suas franquias para a revista continuar no mercado.


One Piece ainda é o medalhão de ouro da Jump e segura a marca, mas não é possível segurar apenas com 1 arma, é preciso mais. A verdade é que o mercado de mangás atualmente está carente de marcas poderosas, assim como eram Naruto e Dragon Ball em suas épocas.

Na tentativa de embalar uma nova marca, em 2014 foi lançado o mangá Boku no Hero Academia, escrito por Kohei Korikoshi.

Em Abril de 2016 é lançado o anime de Boku no Hero Academia, também em um novo formato, o formato tradicional de animes (12/13 episódios), mais barato, diferente do anime semanal infinito, formato utilizado nas grandes marcas anteriores da Shounen Jump.

Boku no Hero conta a história de Midoriya Izuku, um garoto que nasceu sem super poderes em um mundo onde mais de 90% da população possui individualidades. Neste mundo atípico, uma profissão emergiu dali, a profissão dos super-heróis. O símbolo da paz que é a marca desse tipo de profissão é All Might, o super-herói número 1, e também ídolo de Midoriya. O mundo de Izuku muda no dia em que conhece pessoalmente All Might e o mesmo afirma que ele pode ser o melhor super herói de todos, e é aí onde a história do anime se inicia.

Este anime segue a formula clássica da cartilha Shounen. Super-poderes, vários personagens secundários com características únicas, torneios, inimigos super poderosos, treinamentos, enfim...tudo aquilo que a gente já conhece.

O diferencial deste novo anime é no seu conceito, escola de super-heróis. Apesar do visual ser inspirado nos modelos de heróis americanos, Boku no Hero esbanja criatividade e insere várias japonesisses à fórmula.

Muitos, inclusive eu, acharam que no início se tratava de uma cópia de One Punch Man, pela temática de heróis emergente da época, mas foi visto que cada anime seguia seu próprio caminho.

A questão é que Boku no Hero está trilhando o caminho do sucesso. Ainda não é o arrasa-quarteirão que a Shonen gostaria, mas está crescendo a cada dia que passa.

O formato de anime de poucos episódios foi uma boa jogada, pois diferente do formato "infinito", faz com que a base de fãs espere ansiosamente pela próxima temporada e não estraga a experiência da obra com fillers que a galera não aguenta mais. Um anime por ano é uma grade de exibição boa e funciona.


No geral, Boku no Hero Academia é um bom anime. Ótimas lutas, ótima animação. História vai melhorando a cada temporada que passa, mas tudo dentro do esperado. Personagens carismáticos, alguns bem hilários e cômicos. Recomendo pra quem é fã de Shounen em geral, e gosta de ver algo novo. Ainda não é um anime memorável, lendário, mas pode ser um dia e têm potencial.

Atualmente, Boku no Hero Academia possui as seguintes Temporadas:
1° Temporada: 13 episódios com estréia em Abril de 2016;
2° Temporada: 25 episódios com estréia em Abril de 2017 e
3° Temporada: previstos 25 episódios com estréia em Abril de 2018, temporada que atualmente está em exibição nas TV's japonesas.

Fica aqui minha recomendação, Grande abraço!


Comentários