Kino no Tabi - Análise do anime


Falarei hoje sobre um anime que terminei recentemente, que a muito tempo está na minha extensa fila de espera, mas que só agora encontrei uma brecha para assistir.

Normalmente, um anime chama a atenção por seu cartaz de promoção (ou poster promocional), mas no caso de Kino no Tabi, a sinopse me convenceu logo de cara.

Kino e sua motorrad, Hermes.
Abordarei sobre as duas obras do anime, de 2003 e 2017 respectivamente.
Kino no Tabi é uma obra única. A princípio uma Light Novel de sucesso no Japão, ganhou sua primeira animação em 2003. Fugindo totalmente das tendências tradicionais dos shounens da época, Kino no Tabi traz uma premissa simples e extremamente interessante.



Acompanhamos as aventuras da garota Kino(parece um garoto, mas na verdade é uma garota) e sua motorrad (uma espécie de motocicleta) falante Hermes. Kino é uma viajante, se aventura mundo afora visitando diversos países e conhecendo múltiplas culturas.

O anime tem um tom bem sereno em grande parte da experiência. Muita vezes senti a mesma sensação que sentia quando assistia Mushishi. Um sentimento calmo, de melancolia, uma sensação difícil de descrever com palavras, que pairava por aquele mundo a cada episódio que se passava.

No anime original Kino parece um menino
Mas nem só de sentimento vive o anime. Kino no Tabi também tem ação. Obviamente o foco da obra é a jornada de Kino, mas dependendo do país em que passa, conhecemos uma garota muito experiente apesar de jovem. Kino é uma prodígio no manuseio de armas e técnicas de combate e, apesar de sua origem não ser contada nos mínimos detalhes, é o suficiente para se ter uma idéia da grandeza da protagonista.

A animação assim como diversas obras em anime da época, é bacana. Não é um primor técnico muito menos esbanja orçamento, mas possui o clima sereno e único que dificilmente você irá ver em outro anime.

A origem de Kino é um dos pontos altos do anime


Kino no Tabi - The Wonderful World - The Animated Series

Em Outubro de 2017 fomos presentiados com um novo anime de Kino no tabi, desta vez com o subtítulo "The Wonderful World"(Mundo Maravilhoso, em uma tradução livre). 

Confesso que esta nova versão do anime foi o motivo que me fez assistir de vez essa obra magnífica, então corri para ver o anime original de 2003, os OVA's "The Land of Sickness - For You" e "Lifes Goes On", e por último a nova animação.

A nova animação é ridiculamente bonita

Recomendo fortemente fazer o mesmo, pois assim é possível acompanhar a evolução técnica das animações e apreciar ainda mais as histórias.
Nesta nova versão do anime, o sistema de contos por episódio continua, algo que me deixou muito feliz e que acredito ser o que tenha firmado Kino no Tabi no coração da galera.

As histórias ainda são muito boas e apesar de parecer uma continuação do anime de 2003, temos 3 episódios neste que homenageiam o anime original, trazendo exatamente a mesma história acrescentando alguns detalhes, mas com o detalhamento técnico atual que está de cair o queixo.

Na nova animação existem outros protagonistas
Para quem acompanha anime em geral como eu, só ao ver essa nova animação é possível saber que fizeram um trabalho excelente no que se diz respeito à qualidade técnica. Luz, sombra, os traços mais femininos de Kino, os ambientes, as paisagens...tudo está maravilhoso, assim como diz o título.

Mas nem tudo são flores. Por tudo estar tão fresco em minha memória, nessa nova animação não senti o sentimento "especial" que sentia ao apreciar a versão original do anime. Não sei dizer exatamente o motivo para que isso tenha acontecido. Desta vez além de Kino e Hermes, acompanhamos a história de outros personagens importantes naquele mundo, mas não darei mais detalhes para não estragar a surpresa.

E que venha mais animes como este

Considerações Finais

Esse anime é MARAVILHOSO! 
É redundante dizer isso num blog que só faço indicações fortes, mas este realmente é especial.
Deixe um pouco porrada tiro e bomba de lado e venha se aventurar com Kino e Hermes em um mundo violento, macabro, bonito e espetacular!
Fica aqui a minha mais sincera recomendação, Aproveite!


Ficha Técnica:

Nome Original:  Kino no Tabi
Nome Inglês: Kino's Journey
Origem: Light Novel
Diretor: Ryutaro Nakamura/Tomohisa Tagushi
Estúdio: A.C.G.T/Lerche
Estréia do Anime: Abril-2003 /Outubro-2017
Gênero: Aventura
N° de Episódios: 13 / 12
Faixa Etária Indicada: +17
NOTA DO BLOG: 10



SINOPSE:
O destino é um estado de espírito. Um conto de uma menina e sua bicicleta e a estrada à frente. Kino vagueia ao redor do mundo nas costas de Hermes, sua incomum, motocicleta antropomórfica, apenas ficando em cada país por três dias. Durante suas aventuras, encontram felicidade, tristeza, dor, decadência, violência, beleza e sabedoria. Mas, através de tudo, eles nunca perdem a sensação de liberdade. Eles descobrem que por causa das imperfeições do mundo, é realmente uma coisa de beleza.


Lembrando novamente que esta análise é apenas uma opinião do autor do Blog, e é feita com o intuito de ajudar os leitores a conhecer e dar chance sempre a animes novos, evitando ao máximo dar spoilers para não estragar surpresas.

Siga nosso BLOG, deixe um comentário escrevendo o que achou! 

Um grande abraço

Comentários