Lançado juntamento com o Playstation Vita em primeiro dia, em 22 de fevereiro de 2012, chegou às lojas um jogo que poucos esperavam, mas que foi bem vindo. Trata-se de Uncharted Golden Abyss.
Pela primeira vez vimos um título de Uncharted não ser desenvolvido pela Naught Dog, desta vez pela Bend Studio, outro estúdio da Sony reponsável por jogos como Syphon Filter e o futuro Days Gone.
Uncharted Golden Abyss chegou com a promessa de trazer um jogo de ação, um genuíno título Uncharted para um formato portátil. Será que funcionou? Veremos agora com minha impressão sobre o jogo.
Na parte gráfica, o portátil esbanja poder. O Playstation Vita é sem sombra de dúvida o segundo(o Nintendo Switch já ganhou esse posto) console mais poderoso já criado. Golden Abyss se beneficia desse poder para gerar lindos gráficos, movimentação fluida e eficiente, tiroteio frenético e boa renderização de personagens. Não há CGs entre o gameplay, é tudo muito bem feito e bonito assim como nos jogos principais da franquia. Definitivamente você está jogando um título Uncharted em um portátil, muitas vezes custei a acreditar, mas aquilo tudo que eu estava vendo na telinha de 5" do PS Vita era real. Para efeitos de comparação, o jogo é superior graficamente ao primeiro Uncharted, lançado para Playstation 3.
A história do jogo segue o padrão da série. Nathan Drake em busca de tesouros perdidos mundo afora. Dessa fez o protagonista está atráz do "Abismo Dourado", que dá o título do game. Como se trata de um pequel, ou seja, eventos antes do primeiro jogo para PS3 Uncharted: Drake's Fortune, veremos personagens novos ajudando e atrapalhando Drake, e o camarada Sully está de volta também para os mais chegados da série.
Por ser um título de lançamento do poderoso portátil, Golden Abyss conta com recursos muito bacanas para o gameplay, uns super bem vindos, outros nem tanto:
- As escaladas podem ser feitas pelo simples toque na tela do portátil, ou da forma tradicional.
- Carregar a arma do personagem e pegar armas jogadas no chão agora é possível clciando nas mesmas, recurso bem bacana e que acelera e ajuda no gameplay principalmente nos momentos do tiroteio frenético.
- Os famosos puzzles agora são feitos por toque, foram adaptados para o estilo da série e são bem bacanas e funcionais, mesmo que na maioria das vezes seja algo mais simples do que o normal.
- Um recurso que muitos não gostaram foi o de tirar poeira de objetos e mapas/papéis encontrados durante a aventura. A princípio são bem legais pela novidade, mas com o passar do tempo fica muito enjoativo e perde a graça devido ao excesso com que isso costuma acontecer, fica regostrado o primeiro ponto fraco do jogo.
- Atravessar pontes de madeira na grande maioria agora possuem o minigame que usa o giroscópio do console, recurso parecido com o que é encontrado nos portáteis da Nintendo.
- E por último, pra mim o melhor recurso são os Quick Time Events por toque. Muito legais e que dão um certo charme ao título, apesar de ser usado bem pouco e mais especificamente durante as batalhas.
Obviamente estes são os principais recursos para o PS Vita, podem haver alguns que eu não me lembre ou que não usei.
Apesar de ser um jogo muito bom, Uncharted: Golden Abyss também tem seus defeitos. Entre eles, a ausência de grandes momentos, uma das principais características da série, está fora deste título. Momentos como o avião caindo de Uncharted 3, ou a parte do Trem em Uncharted 2 estão fora da versão portátil da franquia. Provavelmente estes momentos foram tirados por ser um jogo portátil, ou pelo console não ter poder suficiente para isso, mas acho difícil, visto que no último capítulo temos cenas de ação muito belas e que fazem juz à série.
Devido a ausência desses momentos, o título fica em grande parte "sem sal", pois alterna apenas entre tiroteios e exploração, o que acaba gerando um enjoo. Confesso que devido a isso acabei durmindo em diversos momentos e cheguei até a dropar o título.
Para um jogo portátil, Golden Abyss parece longo demais. O título possui mais capítulos que os títulos principais e isso causa um sentimento de prolongamento forçado muito grande. A proposta de jogo portátil, onde temos fases rápidas e com melhor aproveitamento não é cumprida aqui. Temos simplesmente uma experiência de mesa em um portátil, e dessa forma conseguimos entender perfeitamente o choque de jogabilidade, e a característica de cada uma.
Com tudo isso, se você possui um Playstation Vita e/ou é fã da franquia Uncharted, é um título mega recomendado. O jogo tem seus problemas, mas se colocarmos os prós e contras na balança, os prós possuem muito mais peso do que o restante. Vale muito a pena conferir e experienciar essa aventura!
Comentários
Postar um comentário