Hoje farei uma análise do primeiro console de 8° geração, o Wii U.
O Wii U foi lançado em 18 de Novembro de 2012 nas Américas.
O Console teve um bom lançamento, mas foi perdendo a força com a ausência do apoio das third parties e no momento está descontinuado e já foi substituído pelo seu sucessor, o Nintendo Switch.
Apesar de boa parte dos gamers não considerar um console de 8° geração devido a seu hardware mais "modesto", o Wii U é um excelente video-game e como citado a pouco, tem uma biblioteca de títulos excelentes.
Como um grande fã da Nintendo, também possuo o console, e é devido a isso que vou descrever a análise do meu ponto de vista para ajudar a quem quer investir ou não no console.
Hardware
Como muitos previam, o hardware do Wii U é o mais modesto desta geração; sendo inferior aos concorrentes diretos Playstation 4 e XBox One, mas um pouco superior aos consoles da geração anterior (XBox 360 e Playstation 3).
O Aparelho é muito semelhante a seu antecessor, o Wii, porém um pouco mais arredondado. Tanta semelhança faz com que muitas pessoas pensem que o Wii U é apenas um acessório para o Wii e não um console novo.
Pela primeira vez na história da Nintendo, o console traz suporte para cabo HDMI , para que todos os jogos sejam aproveitados em alta definição, você ainda pode utilizar o cabo AV do Wii, mas a graça está nos gráficos em HD se tiver uma TV de alta definição.
O Wii U suporta todos os acessórios do Wii antigo e possui também algo muito importante, a retrocompatibilidade, acessada pelo Wii Mode na tela inicial do console através do Gamepad.
Como rede online, o console utiliza a Nintendo Network, rede de jogos e compras atual da Nintendo. O problema é que para utilizar a internet e jogar on-line, o console só utiliza rede wi-fi e não traz suporte a cabo de rede. Se você não tiver uma internet muito boa (como eu) ou seu roteador não tiver um bom desempenho, dificilmente você conseguirá aproveitar o que a rede do console lhe proporciona.
A fonte do console está mais robusta e continua sendo externa, e você pode utilizar o Sensor Bar do Wii, mas em quase todos os consoles o novo Sensor já está incluso.
O Console foi comercializado em diversos bundles, mas estes foram os principais modelos:
Basic Set:
- Console Wii U na cor Branca com 8 GB de armazenamento
Deluxe Set:
- Carregador personalizado do Game Pad
- Suporte vertical para o console
- Suporte vertical para o Game Pad
(A versão Deluxe é a que mais possui Bundles disponíveis)
Controle
A Nintendo "dominou" a 7° geração de consoles por trazer inovação e diversão até para quem não era gamer com o Wii Remote.
Na 8° geração a Big N trouxe sua nova aposta que é o Wii U Game Pad, um controle em forma de tablet que proporciona (pelo menos era a promessa) uma inteiração maior com os jogos, assim como acontecia com o Nintendo DS e 3DS.
Sinceramente falando, o joystick é o mais completo já criado.
Infelizmente pouquíssimos jogos trazem uma jogabilidade interessante além do streaming do jogo pela tela do Game Pad para que você possa jogar enquanto alguém está utilizando a TV.
Outro diferencial interessante mas que perde o brilho rapidamente é o fato do Game Pad reconhecer sua TV e substituir o controle remoto da mesma enquanto o console está ligado. Legal, mas utilidade que é rapidamente esquecida.
Aplicativos e Menu
Seguindo a onda de compartilhamento e rede social da atualidade, o Wii U traz como novidade o serviço Miiverse, que nada mais é que um "Facebook" dos usuários Nintendo.
Você sentirá falta de compartilhamento de fotos, de conversas em tempo real mais constantes e de vários outros serviços que temos nas redes sociais da internet.
Este item eu diria que é indicado realmente para crianças, pois até restrições de linguajar existe na rede da Nintendo.
Os Mii's estão de volta e você pode utilizar o mesmo Mii de seu 3DS e vice-versa com a conta da Nintendo Network e eShop, que por sinal é praticamente o mesmo visto no 3DS mudando apenas os jogos disponíveis por serem de plataformas distintas.
Há também: Netflix, Hulu, Youtube, entre outros.
Jogos
É aqui onde está o segundo diferencial do console e talvez o mais importante de todos: os Games.
A Nintendo provou para o mundo novamente que seus exclusivos de peso são seus pilares inquebráveis e como não poderia ser diferente, apesar do pouquíssimo apoio das empresas third parties, o console respirou e deu lá seu lucro apenas com os exclusivos Nintendo.
Games como New Super Mario Bros. U, Super Mario 3D World, The Legend of Zelda: Wind Waker HD, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Bayonetta 2, Mario Kart 8 e Super Smash Bros. fazem o diferencial do console aos concorrentes. São franquias eternas e muito bem produzidas e em 2015 teremos muito mais novidades.
Lembrado que todos estes games estão em alta resolução e com uma qualidade impecável nunca vista antes em um console Nintendo.
Considerações Finais
Como dito no início da análise, o console é o mais modesto dentre os 3 grande consoles da 8° geração. Mas a Nintendo novamente apostou em um caminho diferente das concorrentes e mesmo que não tenha dado certo por diversos motivos, entre eles o marketing bizarro e a falta das third parties, o console ainda é relevante e para quem é fã Nintendo ainda vale o investimento.
O Wii U atualmente no Brasil é vendido na internet e mercado cinza, com preços entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 com consoles usados.
É um console que vale cada centavo gasto por seu diferencial e franquias exclusivas, mesmo tendo uma rede online problemática e desempenho modesto.
E fico por aqui, pessoal!
Agradeço pela atenção e até o próximo post!
Comentários
Postar um comentário