DARLING in the FRANXX - Recomendação de anime


A melhor história de amor de 2018 até agora!

Hoje terminei de assistir um anime recente de 2018, que causou certo barulho na internet e gerou várias discussões sobre. Tenho a honra de falar sobre DARLING in the FRANXX, anime de 24 episódios que estreou em Janeiro de 2018. O anime foi feito pelo estúdio Trigger (responsável por animes como Little Witch Academia e Kill la Kill) em parceria com o estúdio A-1 Pictures (responsável por Sword Art Online e Ao no Exorcist), ou seja, estúdios fortes no ramo dos animes, algo que fortifica ainda mais a qualidade do título.

Pra quem teve a leve impressão do anime ter alguma semelhança com Tengen Toppa Gurren Laggan, assim como eu imaginei, pode sorrir. O diretor de DARLING in the FRANXX é Atsusushi Nishigori, responsável pelo design de personagens de Gurren Laggan. Podemos dizer que DARLING in the FRANXX bebe um pouco da fonte do anime anteriormente citado, mas claro, com muito mais características próprias.


A história desse novo anime se passa muitos anos no futuro, onde tudo está bem diferente do que conhecemos. A terra foi devastada por uma raça de seres chamados Urussauros, e o restante da humanidade não vive mais na superfície por questões de segurança.

Os humanos dessa terra vivem em cápsulas e são governados por uma organização privada chamada APE. Nesse novo sistema de sobrevivência, a elite dessa organização sobrevive utilizando energia do Magma da Terra e é composta de seres humanos imortais. Todos os seres humanos dessa organização não possuem mais sentimentos, e os mesmos possuem uma "creche" onde criam a próxima geração de seres humanos que tem como finalidade única pilotar os FRANXXs, robôs gigantes que são utilizados para lutar com os Urussauros.

E é no roteiro onde DARLING in the FRANXX começa a brilhar. A história é cheia de bons momentos e um episódio liga o outro muito bem, fazendo o espectador assistir a vários episódios seguidos sem se dar conta, algo bem raro em um cenário onde vê-mos sempre o contrário.

Apesar desse começo de mundo pós apocalíptico e mechas ser bem semelhante à Gurren Laggan, é aqui que as semelhanças terminam. DARLING in the FRANXX têm dois focos principais em seu roteiro, sendo o primeiro foco em uma história de amor e a batalha pra salvar a humanidade em segundo plano. isso fica mais evidente ainda na segunda metade do anime, onde chegamos a ter até 3 episódios seguidos somente focados em drama de personagens.

E que história! O anime foca na vida de um grupo de crianças de uma das creches da organização. Cada pessoa não possui um nome próprio, e sim um código numérico.


Acompanhamos o dia-a-dia desses jovens em um futuro longínquo, onde sentimentos humanos e seus derivados são desconhecidos. O foco do enredo está nos protagonistas Hiro e Zero Two, mas também temos mais 8 protagonistas que são muito bem desenvolvidos e explorados durante a trama.

Diversos temas são abordados durante o desenrolar do anime, como: preservação do planeta, amor, desejo, relações de amizade, triângulos amorosos, e por aí vai. O tema que mais marcou pra mim foi a polêmica gravidez na adolescência. Achei magnífico abordarem esse tipo de assunto em um anime, confesso que nunca tinha visto nada parecido nesse tipo de mídia antes, e tudo saiu tão bacana e encaixou perfeitamente com o universo que o anime criou, não se tornando nada forçado.

Como já mencionei anteriormente, o anime possui um total de 10 protagonistas e é incrível como eles são bem trabalhados. É emocionante acompanhar o desenrolar de cada um e ver como cada um mudou desde o primeiro episódio. Sem dúvida estão entre os melhores protagonistas que já vi em animes.

Falando agora do segundo foco do anime, temos os mechas, aqui chamados de FRANXXs, em homenagem ao doutor que os criou. Os FRANXXs possuem um design bem único e foge dos padrões de robôs gigantes convencionais. Possuem um design mais caricato e até seu funcionamento é peculiar. O FRANXXs só funcionam com dois pilotos, 1 do sexo feminino e outro masculino, onde sincronizam suas mentes e fazem o robô lutar. A posição que os pilotos ficam é bem sugestiva ao meu ver. Faz total sentido dentro da trama e tudo mais, mas achei meio desnecessário e dado a todos os pontos positivos do anime, esse detalhe não faria falta nenhuma se não existisse.


A parte técnica do anime é fantástica. lembra em alguns momentos Gurren Laggan , com belas cenas de ação overpower mais o estilo de arte característico do estúdio Trigger. É um colírio para os olhos.

É por causa de animes como esse que tenho orgulho de me declarar um otaku. DARLING in the FRANXX traz uma história de amor muito emocionante e personagens fantásticos. Vale muito a pena acompanhar a história de Hiro e Zero Two, e em diversos momentos refletir sobre quem somos.
DARLING in the FRANXX é claramente um dos melhores animes originais do ano, e não duvido nada se não for o vencedor de 2018 em vários rankings pela internet. Enjoy!!



Comentários

  1. Assisti o anime recentemente mesmo sem saber nada sobre, apenas vi uma cena em um vídeo sem mais informações. Fiquei encantado com a historia do anime e como ela foi bem desenvolvida. Gostei muito mesmo do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anime sofreu muitas críticas, mas eu gostei muit. Por tudo o que ele fez e os assuntos que ele abordou. Maravilhoso.

      Excluir

Postar um comentário