Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen - Recomendação de anime


A prova de que é possível reviver clássicos com excelência!


Cardcaptor Sakura, ou Sakura Card Captor é uma obra do estúdio CLAMP (aquele grupo japonês formado só por artistas mulheres), uma das obras mais relevantes, eu diria.

No Brasil, conhecemos o anime de 70 episódios através da emissora de TV Rede Globo nos anos 2000. Um anime muito bonito, tanto em sua história quanto em sua parte técnica, afinal, o estúdio responsável pela produção nada mais era que o famoso Madhouse. O anime contava com algumas adaptações para a TV diferentes de sua obra original, o mangá. A inclusão da personagem Meiling Li, por exemplo, só existia no anime.


Apesar de muitos já conhecerem esse fenômeno mundial, deixei uma breve introdução para os que nunca ouviram falar.

No Japão, em Julho de 2016,  parece que o grupo CLAMP se rendeu à onda de "revives" que estão acontecendo até hoje (temos exemplos o retorno de Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Gintama, entre outros.) , e lançaram o mangá intitulado Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen. O público vibrou. Também, não era para menos, Sakura é um sucesso mundial e é lembrado com muito carinho por milhares de fãs. Mas ficava uma dúvida: Ainda era possível continuar as aventuras de Sakura Kinomoto mantendo qualidade e consistência na história? 
A resposta é nada menos que SIM.

Apesar de estar super empolgado com tudo isso, confesso que não fui atrás do mangá na internet. Não vi Scans nem Raws, nem nada do tipo. 
Já no início deste ano, juntamente com outros animes de peso sendo transmitidos no Japão, começou o anime da saga Clear Card, não dava pra acreditar! Segundo dados, foi mantido todos os responsáveis pelo anime original de 1998, inclusive o estúdio Madhouse.

O anime é uma continuação direta do anterior, e conta a história logo após o fim da saga das Cartas Sakura. Sakura Kinomoto está no ensino médio, se não me engano, e todos os personagens clássicos aparecem na nova obra, inclusive a reencarnação do Mago Clow. Sakura acorda em um dia qualquer ao ter um sonho estranho, e percebe que seu báculo mágico mudou de forma e ao abrir seu livro das cartas Sakura, percebe que elas perderam a cor, estão transparentes e sem vida. Com isso, uma série de eventos fazem com que Sakura use seus novos poderes para capturar os novos tipos de cartas, as Clear Cards (Cartas Transparentes), daí o título da obra.

O novo anime conta com uma animação bem atualizada, ou seja, os personagens são os mesmos, porém com uma qualidade de som e imagem que condizem com o padrão atual da indústria de animes. Você verá um pouco de moe, vários momentos kawai típicos dos shoujos, entre outros, mas tudo com visual moderno e elegante. O design das novas cartas continua primoroso como sempre, magnífico e épico, e as roupas que Tomoyo faz para Sakura ainda estão lá, cheias de charme e originalidade. As batalhas estão muito bonitas com destaque para as cenas de capturas, onde um efeito de congelamento devora as novas cartas antes de voltarem à sua forma original, é lindo!

Clear Card-hen ainda conta com tudo que o anime original possuía, o dia-a-dia fofinho de Sakura, a vida escolar dos sonhos de qualquer estudante (haha), a família típica japonesa e por aí vai. Muitos doces, cafés e chás, brincadeiras de Kero e cartas apresentando perigo para encerrar cada episódio, seguindo o padrão da série. 


E isso não é ruim, pelo contrário! O anime já possuir seu estilo próprio de narrativa e não alterá-lo sem motivos, ajuda muito a entender aquele mundo e a quem os rodeia. Um detalhe importante quanto à narrativa, é que a mesma ficou mais acelerada devido os 22 episódios do anime. Aqui vêmos as coisas acontecerem bem mais rápido que no anime anterior, algo que está ganhando cada vez mais força no mercado de animes atual, onde se têm pouquíssimas séries que ultrapassam 50 episódios.

Cardcaptor Sakura - Clear Card-hen é o retorno triunfal de uma das obras mais incríveis da cultura japonesa. O CLAMP é um estúdio famoso e respeitado, que possui obras espetaculares e Sakura é uma delas. O anime é um Shoujo que qualquer marmanjo assiste e sente orgulho!


É a prova que é possível sim, contar uma ótima história de continuação de algo que já é bom, sem perder a essência, ainda sendo uma sequência.
Por não ter acompanhado o mangá, ao terminar o anime, percebi que estava algo incompleto e fui me informar. O mangá ainda está em produção e ainda têm muita lenha pra queimar. O novo anime conta apenas um pedaço e conta um arco de introdução da nova saga. Dá aquele sentimento de tristeza por ter que esperar, mas sinto uma alegria imensa por saber quem no futuro irei ter mais Sakura, pois inevitavelmente, o anime terá uma continuação, e quando o mangá terminar irei atrás da minha coleção.

Não perca tempo e corra para assistir essa pérola, e se ainda não conhece Sakura, garanto que será uma das melhores experiências com entretenimento que terá!

Comentários