Kujira no Kora wa Sajou ni Utau - Recomendação de anime


Um conto emocionante e único, com muito frescor e originalidade

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau (ou Children of the Whales no inglês) é um anime bem recente, foi ao ar em terras japonesas em Outubro de 2017. O anime é derivado do mangá de mesmo nome publicado pela  revista Monthly Mystery Bonita, e foi produzido pelo estúdio J.C.Staff,que, para efeito de comparação, é o estúdio responsável pelos animes de Shokugeki no Souma, Sakurasou, Danmachi, Zero no Tsukaime, entre outros.

Kujira no Kora é um daqueles animes que nos mostra que ainda é possível inovar e contar uma boa história sem entrar na onda da indústria, trazendo algo diferente do que estamos acostumados, e fazendo isso com muito bom gosto. Vai explodir de audiência? Vai vender muito Blu-ray/DVD? Vai se pagar pelo menos? Bom isso aí já é uma outra história...



Na obra acompanhamos a vida de uma pequena civilização que reside em um navio/criatura que vaga eternamente por um oceano de areia em um mundo pós-apocalíptico. Estes humanos batalham incessantemente para continuar vivendo, todos os dias, até que em um momento acabam entrando em contato com outras civilizações daquele mesmo mundo e todo o conhecimento de vida e moral que lhes foram ensinados, é posto em prova. Bacana, não?

Não há como negar que esta breve sinopse é bem diferente de tudo que você já leu ou ouviu. E é esse um dos maiores trunfos dessa obra, que é adaptado muito bem para o anime: a ambientação.

Aqui não temos um shounen clássico, mas sim, uma aventura diferente e cativante. Durante a trama, acompanhamos a pacata vida dos moradores da Baleia e suas transformações. Vemos também essa paz ser interrompida e o horizonte se abrindo para novas oportunidades aos moradores dali, que muitas vezes não conseguem acompanhar o ritmo com tanta coisa acontecendo.


Esse slice of life misturado com drama e com uma pitada de aventura e decisões morais, fazem de Jujira no Kora um dos melhores animes de 2017, por sua coragem em fazer algo novo em uma indústria de continuações e reaproveitamentos.

Outro ponto forte de Kujira no Kora é a animação. Devido à ferramentas de trabalho mais sofisticadas e os prazos super apertados dos estúdios, dificilmente vemos algo fugir do padrão no que diz respeito à animação. Geralmente quando se trata desse assunto, é nítido  notar que um anime bem mais trabalhado e detalhado é fruto de um alto investimento, enquanto um anime semanal e/ou mais "feio" é derivado de um menor orçamento; mas atualmente é difícil notar algo novo e original nas artes dos animes, e quando isso ocorre, sempre é notado. 

A arte de Kujira no Kora é belíssima, muito diferente mesmo do que estamos acostumados a ver. Para quem não liga muito para esses detalhes, pode ser algo banal, mas toda a estrutura de animação é única, desde o traço dos personagens até os lindas paisagens que são destaque do anime. Como não consigo lembrar de nada parecido, o mais próximo deste estilo de arte que vi foi em Owari no Seraph, do Wit Studio. Neste anime tínhamos personagens com estilo de animação padrão, mas os cenários eram estáticos e pareciam pinturas com aquarela com efeitos bem bonitos. Já em Kujira no Kora, o cenário não é estático, por isso se diferencia, mas é um estilo de arte um pouco semelhante ao meu ver, pois se destaca positivamente na visão do telespectador.


Enfim, é mais do que certa a recomendação desta obra. O anime conta com 12 episódios, história bem feita, ação na medida certa e um bom drama para segurar você no sofá. 

Obviamente tem alguns defeitos, mas é um anime que arrisca tanto, que te traz aquela sensação de frescor e originalidade, onde tudo que é clichê ou menos importante, passa despercebido.

É a prova de que ainda nos dias de hoje é possível trazer algo bom e original, e isso enriquece muito mais a indústria.

Como adendo, este anime se encontra no serviço de streaming Netflix, localizado para nosso idioma, em PT-BR e, também está disponível no serviço Crunchyroll, com áudio original japonês e legendas em PT-BR. 



Eu assisti as duas versões, e posso afirmar que a versão dublada está ótima, mesmo não tendo dubladores peso-pesado por trás das cortinas.

Não deixe de conferir, é uma obra maravilhosa! Até mais!



Comentários

  1. É um excelente anime. Recomendo que assistam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Danilo! obrigado pela visita! É um anime realmente maravilhoso, que bom que gostou!

      Excluir

Postar um comentário