Tokyo Ravens - Recomendação de anime


Um punhado de boas idéias com uma execução não tão boa assim...

Nos últimos meses, sofri algumas mudanças na minha vida. Devido à isso, tive muito pouco tempo para meu lazer próprio, fazer as coisas que gosto da forma que gosto. E um desses lazeres é assistir animes, uma grande paixão que tenho desde que tinha menos idade. 

Começamos a dar mais valor ao nosso tempo, pois ele é curto demais. Por tudo isso, é indicado que nosso tempo seja gasto e/ou utilizado de forma sábia e com coisas boas, mas infelizmente não é sempre que acertamos nestas escolhas.

O anime dessa postagem é Tokyo Ravens, anime que estou aguardando a muito tempo para assistir, mas que permanecia a muito tempo na minha gigante lista de espera. 


Tokyo Ravens conta a história de dois protagonistas da mesma família: Tsuchimikado Natsume e Tsuchimikado Harutora, dois amigos de infância que fazem parte de uma influente família que pratica artes xamânicas. Muitas aventuras e desventuras acontecerão com os protagonistas em seu dia-a-dia escolar e extra escolar.

O anime é derivado de uma Light Novel de mesmo nome, e totaliza 24 episódios de 24 minutos aproximadamente cada um, produzidos pelo estúdio 8bit.

É agora que chegamos no destaque deste texto. Tokyo Ravens é um anime bacana, diverte, entretêm, mas não é nada colossal/espetacular.

A trama traz um assunto muito bom e pouco visto nos tempos atuais pela indústria: o Xamanismo. Sendo sincero, me decepcionei muito com o produto final, pois eu esperava algo mais único, mais acessível, mais caloroso. Aqui tudo é passado e explicado de uma forma pouco convidativa, onde é difícil ter empatia pelos personagens e entrar neste mundo. Eu assisti os 24 episódios e sinceramente não entendi absolutamente nada sobre o Xamanismo! NADA! No momento em que assistia, posso até ter entendido pouquíssima coisa, mas já esqueci. E isso é um problema, pois não marcou! Se não marcou, não foi bem executado.


Poxa, um excelente tema para abordar, cheio de mistérios, de espíritos, de crenças...toda uma cultura mega interessante para retratar, para trabalhar...e o que temos no final são várias informações descarregadas no telespectador, sem muito detalhe, sem muito trabalho e nenhuma dedicação dos desenvolvedores para que aquele mundo se torne interessante. Vemos espíritos lutando, armaduras, raios de luz, poderes, magias...mas não conseguimos associar nada, e nem saber qual a importância daquilo no mundo. Devido à isso, toda a ambientação fica desinteressante e torna o anime um pouco arrastado e confuso.

A animação está de parabéns! É muito bem feita e possui boa fluidez nos momentos de ação. A parte em CG está OK, nada de extraordinário, mas está um pouco acima da média que estamos acostumados a ver. Talvez a animação seja o motivo principal que me segurou a terminar este anime, pois pensei em abandoná-lo  umas duas vezes...



Mas nem tudo são trevas no mundo de Tokyo Ravens. Como mencionei, a parte técnica segura bem o consumidor e os personagens são bem carismáticos. A interação entre os personagens é bem típica dos animes de colegial e possuem bons diálogos e situações engraçadas. O design de personagens é bem criativo e muito bonito, salta aos olhos.

Não entendo o motivo, mas incluíram algumas seções de ecchi bem de leve, que não acrescentam em nada na história. Pelo contrário, acaba tirando uns pontinhos a mais na avaliação do produto.


No fim das contas, eu gostei de Tokyo Ravens. Apenas gostei. Nada além disso.
Como não podemos ver o futuro, não há o que fazer, mas se eu soubesse que este anime teria todo este desenrolar, eu teria investido meu tempo em outra obra mais clássica, ou até mesmo ido jogar videogame.

Não é um anime ruim, longe disso. Ele cumpre seu papel como entretenimento, mas nada além disso. 

É o famoso arroz com feijão, mas nesse caso com um pouco de sal a mais. Vale pelo conhecimento e experiência, mas não ficará marcado em nossos corações.

Até a próxima!

Comentários