Big Order - Recomendação de anime


Quando é difícil evitar uma comparação

Big Order é um mangá escrito e ilustrado por Sakae Esuno, nome popular no mundo dos animes por ser o criador de Mirai Nikki, mais conhecido como Diário do Futuro.

O relativo sucesso da obra resultou em um anime para a Temporada de Abril/2018 produzido pelo estúdio ASREAD, mesmo estúdio que produziu Mirai Nikki em Outubro de 2011. E as semelhanças não param por aí.

Será que Big Order é tão bom quanto a obra anterior de seu autor? Vamos fazer alguns levantamentos para você leitor tirar suas próprias conclusões.


Pra início de conversa, assim como a maioria dos animes que recomendo aqui no blog, vamos falar sobre a versão animada da obra. Apesar do mangá ser acessível hoje por diversas plataformas digitais, e inclusive foi distribuído no Brasil oficialmente, não disponho de muito tempo para ler mangás, então prefiro dar foco na versão animada por questão de gosto mesmo. Devido à isso, dificilmente neste blog veremos as famosas comparações MANGÁ x ANIME que diversos outros sites fazem, pelos motivos citados.

Big Order conta a história do protagonista Hoshimiya Eiji, um garoto qualquer que vive em um mundo cheio de "Orders", pessoas que ganharam poderes especiais de diversos tipos. O problema é que com estes poderes algumas pessoas resolveram usá-los para fazer o mal, o que acaba gerando muitos conflitos. A 10 anos atrás Eiji usou seu poder sem querer para proteger sua irmã, o que acabou gerando a "Grande Destruição", um evento que gerou caos no mundo inteiro, trazendo a morte de várias pessoas ao redor do mundo e a partir dali Eiji começou sua vida como Order, mesmo que não dominasse aquele perigoso poder.

Não há como não comparar Big Order com Mirai Nikki. Os dois animes possuem algumas semelhanças e algumas são bem gritantes, como a aparência dos Personagens. Hoshimiya Eiji é extremamente igual a Yukiteru Amano, de Mirai Nikki.


A semelhanças de personagens é um pouco comum no cenário de mangás e animes quando se trata do mesmo autor. O caso mais conhecido deste tipo é Masami Kurumada, autor de Cavaleiros do Zodíado, onde em todas as suas obras, seu traço é exatamente o mesmo e os protagonistas de suas obras são muito semelhantes.

Big Order é um anime que conta uma história sobre um conflitor global, que envolve guerras militares, problemas globais e afins. Totalmente o oposto de Mirai Nikki, onde os problemas acontecem especificamente ali no japão mesmo. O enredo é meio confuso e não é tão interessante, os diálogos se esforçam pra mostrar algo, mas os personagens não possuem o carisma necessário para agradar.


A animação é boa, somente. Apesar do estúdio de animação ASREAD ser o mesmo de Mirai Nikki, Big Order não possui a mesma qualidade técnica que o anime anterior, o que é mais estranho ainda, pois Big Order tem apenas 10 episódios contra os 24 de Mirai Nikki. Com isso, o que nos leva a crer é que para a animação de Big Order, houve muito menos investimento no produto final.
Big Order não é ruim, longe disso. O anime é bacana, cumpre seu papel como entretenimento.

Entretanto não é um anime que vai ser eternizado e posso arriscar que sequer será lembrado daqui a poucos anos. Creio que faltou capricho por parte da produtora em tornar o produto mais atrativo para o público, pois é uma obra bastante promissora.


O maior ponto positivo de Big Order fica pelo seu fechamento, ou seja, por ser um anime completo, curto e fechadinho.

Em um mercado onde vemos vários animes sendo descontinuados e obras sendo canceladas, é bacana conhecer e concluir estas obras mais fechadas. Sem dúvida é seu maior mérito.



Recomendo fortemente este animes para queles que conheceram Mirai Nikki e já adianto que as comparações serão inevitáveis, principalmente no quesito qualidade de ambos. Mas é interessante ver outros pontos de vista de um mesmo autor e saber que no mercado do entretenimento, não é sempre que se acerta.

Comentários