Code Geass - Fukkatsu no Lelouch - Recomendação de anime


Uma obra a se lembrar...

Creio que um dos motivos que fazem as pessoas assistirem animes, é pelo fato de ser uma mídia diferenciada. É um tipo de animação que aborda diversos temas, para diversos públicos de diversas idades. Enquanto nos cartoons americanos vemos uma abordagem mais infantil e descompromissada(não é regra), nos animes o foco continua sendo o público mais adolescente, porém, uma boa parcela das obras possuem outras abordagens e direções.

Um anime bem conhecido e que fez muito sucesso por ter uma temática bem atípica, mas que funcionou muito bem foi Death Note. Neste anime, víamos um protagonista super inteligente lidando com diversas situações complexas em casos policiais e até políticos. A complexidade de Death Note elevou o patamar das animações japonesas mais uma vez na indústria, e até hoje é lembrado.


Death Note não foi o primeiro anime com esse nível de complexidade, houveram muitos antes dele. O fato é que por ser um anime popular, fez com que vários fãs se agradassem e buscassem mais daquilo, o que foi benéfico para todos.

Hoje falaremos de um anime que também se tornou popular por sua complexidade. Com roteiro bem planejado, batalhas futuristas, ambientação épica, bastante polêmica e character design do grupo Clamp, vamos conhecer um pouco sobre o icônico Code Geass.


Code Geass nasceu como um projeto multimídia que traria em seu portifólio vários produtos: animação, mangá, filmes, light novels, etc. É uma série original, não derivando de nenhum destes materiais citados, e apesar de ser um produto multimídia, o que brilha sem dúvida é a animação, que é nosso foco aqui.

Code Geass - Fukkatsu no Lelouch é um anime de 24 episódios produzido pelo estúdio Sunrise, e foi ao ar em Outubro de 2006. O anime teve uma sequência com a mesma quantidade de episódios chamada de Code Geass - Fukkatsu no Lelouch R2, também produzida pelo estúdio Sunrise e com estréia em Abril de 2008.

Code Geass, se tratando de animação, também possui uma série de 5 filmes, com uma outra narrativa, e que provavelmente trarei a recomendação aqui no blog futuramente.

Na história, temos o protagonista Lelouch vi Britannia, um descendente nobre da nação de Britannia que foi expulso de seu país quando muito jovem por seu próprio pai, Charles vi Britannia(o Imperador da nação) após a morte de sua mãe. Somente Lelouch e sua irmã Nunnally foram expulsos do império e assumiram outra identidade para sobreviver na antiga nação japonesa. O império de Britannia é uma força militar muito potente e tem influência em pelo menos 1/3 do planeta. Em uma de suas conquistas de territórios, Britannia domina o Japão e batiza o território japonês de "Área 11", fazendo com que todos os antigos japoneses se chamem "Elevens".


 Após a morte de sua mãe e sua saída do império de Britannia, Lelouch adquire o sobrenome Lamperouge e começa a arquitetar um plano para destruir todo o império de Britannia e vingar sua mãe.

No primeiro episódio, somos apresentados à rotina cotidiana de Lelouch, que por ventura acaba conhecendo uma garota chamada C.C. e adquire um poder chamado Geass, poder que faz com que o usuário cause obediência absoluta a quem for atingido por seu olhar. Com um poder supremo a sua disposição sem que ninguém saiba, Lelouch começa sua vingança contra Britannia prematuramente, e é aí onde a história do anime se inicia.

Code Geass é uma história complexa, que fala sobre família, vingança, política a nível mundial e guerra. O maravilhoso disso tudo é que, diferente da maioria dos animes sobre guerra e política, em Code Geass você consegue entender tudo que está acontecendo naquele mundo, graças ao roteiro bem escrito e dos personagens muito carismáticos.


Aliás, a lista de personagens é gigante, se assemelha bastante com Bleach na quantidade de personagens disponíveis, e todos são bem trabalhados e conseguimos nos identificar com a grande maioria, o que faz com que e o roteiro flua melhor.

A animação é boa e os mechas apresentados são bem feitos. As batalhas são bem elaboradas, tanto as batalhas entre mechas quanto as coreografias humanas. O character design do Clamp é reconhecido aqui, porém a animação não destaca tanto esse aspecto. Aqueles que não conhecem muito o trabalho do grupo Clamp, dificilmente irão ter alguma lembrança ao ver este anime.


Code Geass é fantástico! É uma experiência única. Consumi os quase 50 episódios em um intervalo de tempo bem pequeno. Dificilmente vemos alguma animação prender tanto como Code Geass, e isso acontece porque a história é muito boa e instigante. A trama, os personagens, as batalhas, as reviravoltas e todo o resto entregam um produto acima da média. 

É um anime excelente que merece ser compartilhado, viva esta experiência!

Comentários

  1. Uma das minhas obras prediletas, muito boa análise. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, muito obrigado! Estou sempre trazendo novos animes para compartilhar com os leitores. Espero contar com suas visitas sempre.

      Excluir

Postar um comentário