Loucuras, loucuras e mais loucuras
Hoje trago um anime bem peculiar. Diferente de tudo que eu já vi. O mercado da animação japonesa é conhecido mundialmente por ser muito criativo e abordar diversos temas que outras industrias não teriam tanta coragem assim.
Pois é, nosso anime de hoje é Planet With.
Planet With é um anime original, que não é derivado de nenhum produto, produzido pelo estúdio J.C. Staff, o estúdio que desenvolve uma parcela gigante dos animes que assistimos hoje em dia, praticamente.
O anime conta a história do protagonista Kuroi Souya, um estudante "normal" que segue sua vida numa boa, mas que por algum motivo não se lembra de parte de sua memória. Souya acaba sendo envolvido em um conflito com os Sete Guerreiros da Luz, uma organização que tem como finalidade proteger a Terra. O roteiro parece bem simples a princípio, mas vai ficando MUITO complexo com o passar dos 12 episódios.
O bom é que essa complexidade não permite que o anime seja parado. Acompanhamos o dia-a-dia do protagonista, intercalando entre cotidiano e momentos de ação. Os personagens tem uma química muito boa, posso afirmar que é o ponto forte do anime. As interações rendem diversos momentos cômicos e outros emocionantes do jeito que todo mundo gosta, mas mesmo com todos estas características em destaque, algo me incomodou.
A animação é muito boa, bem acima da média. As batalhas são bem executadas e são um show visual. O design de personagens divide opiniões. Uns amam por ser bem diferente do padrão da indústria, outros detestam pelo mesmo motivo. Eu particularmente achei bem interessante, bem atípico para falar a verdade, principalmente o design dos guardiões que são feitos com um CG bem chamativo e com um design bem diferente, se assemelhando a bonecos de porcelana com formatos de animais. Explicar com palavras é meio difícil, mais assistindo é a primeira coisa que chama a atenção.
Os "líderes" das organizações também tem o visual cômico citado, dando um tom bem aloprado a diversas cenas.
Apesar de toda essa parte mais descontraída, Planet With esconde em sua trama uma temática profunda, mas que, é muito difícil de se absorver. Eu sinceramente não consegui absorver bem a história e vários acontecimentos mostrados na série. Tramas mais complexas realmente são meu ponto fraco, por ser uma pessoa que consome muita coisa, tudo que é mais palpável acaba me cativando e chamando a atenção, o que não é o caso deste anime. Posso dizer que fiquei um pouco mais tranquilo ao ver em vários fóruns internet afora, que outros fãs de anime também não conseguiram entender muito bem o desenrolar de Planet With, então pude concluir que o problema não é só meu.
A história tem diversas reviravoltas entre as organizações, vários momentos e diálogos complicados que, no final das contas não conseguem prender tanto o expectador naquele mundo. Ao pesquisar mais sobre a obra, vi que o anime aborda questões religiosas bem características do japão e coisa e tal, mas sinceramente foi algo que passou despercebido por mim, dado a complexidade de todos os fatores que mencionei.
Apesar dos vários pontos positivos que citei, como animação e character design, realmente eu tenho dificuldades para indicar Planet With. Este não é um anime para qualquer um. É um anime com história fechada, nos 12 episódios vemos o desfecho da história, isso por si só já é outro ponto positivo. Mas ainda sim, se você não gosta muito de Mechas e de histórias onde é preciso consumir muito mais do que o simples anime, de fato Planet With não é para você.
Levando em consideração tudo que abordamos nessa recomendação, dificilmente Planet With será lembrado e/ou venerado daqui a algum tempo.
Vale pela curiosidade.
Comentários
Postar um comentário