Tenrou: Sirius The Jaeger - Recomendação de anime


Mais um anime sobre vampiros...e isso é muito bom!

Os vampiros estão por aí. Seja no cinema, nas séries, nos animes...em tudo que é conteúdo multimídia, há vampiros. Já conhecemos bem estes sugadores de sangue, das mais diversas formas possíveis. Assim como os zumbis, os vampiros fazem parte do cotidiano nerd inevitavelmente. Já os vimos em diversas realidades, formas, planetas, enfim...já conhecemos bem a "cartilha" dos vampiros na cultura pop.

Sabendo disso, é importante esclarecer que, mesmo que já tenhamos este conhecimento em nossas vidas, um produto bom e bem feito sempre é bem vindo, correto? Exato! mesmo que estejamos cansados(até saturados...) de ver vampiros e os zumbis na mídia, quando os mesmos vêm juntamente de uma boa história e tudo mais, não há porquê fechar os olhos e nem fazer bico.



Nosso anime de hoje é Tenrou: Sirius the Jaeger, um anime original lançado nas telinhas nipônicas em Julho de 2018, a exatamente 1 ano atrás...

Sirius the Jaeger segue o padrãozinho da indústria: 12 episódios de aproximadamente 24 minutos cada; e foi produzido pelo estúdio P.A. Works, o mesmo estúdio de obras famosas como Another, Shirobako, Charlotte, Algel Beats!, entre outros.

Temos como protagonista o jovem Yuliy, que faz parte de uma organização secreta que trabalha nas sombras na luta contra os vampiros, que causam calamidade ao redor do mundo. Yuliy é um descendente da linhagem Sirius, um grupo de pessoas que protegiam a "Arca dos Sirius", uma ferramenta misteriosa e muito poderosa, que guardava uma força tremenda, mas que desapareceu misteriosamente e a partir daí, diversas nações do mundo estão atrás do misterioso poder para uso próprio. A linhagem dos vampiros(essa dispensa apresentações) também está atrás da arca e fará o possível para obtê-la, destruindo tudo e todos que atravessarem seu caminho. 

Tenrou: Sirius the Jaeger não traz nada novo, mas entrega um produto final tão bom que acaba se destacando. A animação é um vislumbre, coisa bonita mesmo. Traz designs de personagens bem criativos, mesmo que não sejam espetaculares. Batalhas, coreografia, efeitos de luz e partículas e bom uso do cenário são alguns dos destaques da parte técnica.

A história é bem focada, e nela temos algo não tão comum na mídia do anime atual: conclusões. Em uma indústria abarrotada de continuações e cancelamentos, ter um produto contido(mesmo que curto), é algo muito bem vindo. Mesmo que o protagonista não seja extremamente profundado como em outras obras mais longas, conseguimos conhecer bem seus anseios e objetivos, nos deixando próximos.

Por ser um anime original, este anime não está preso à nenhuma outra mídia e trouxe bons resultados. Mas como nem tudo são flores, Sirius the Jaeger não deixa claro se haverá continuação, e poucas pistas existem. 

O anime foi adquirido pelo serviço de streaming Netflix, o que por si só já é algo muito bom, pois leva o anime para um público muito mais amplo. A cereja do bolo para nossos compatriotas sem sombra de dúvidas é a dublagem em Português BR, nosso idioma. Sinceramente não encontrei o estúdio responsável pela dublagem brasileira, mas sei que a mesma foi realizada em Curitiba/PR. Não vi sinais de nenhum dublador famoso/das antigas neste projeto, mas isso não quer dizer que seja uma dublagem ruim. Pelo contrário! A dublagem em nosso idioma está muito boa e apesar de em alguns momentos haver uma "falta de entonação" de alguns dubladores, o resultado final é muito bom e ajuda bastante na imersão.


Tenrou: Sirius the Jaeger não traz novidades, mas segue muito bem a cartilha de uma animação funcional e o resultado agrada bastante. Não é algo extraordinário, mas cumpre bem seu papel como entretenimento e o fato de estar em uma plataforma de streaming a nível mundial ajuda muito em sua divulgação. A dublagem agrega muito valor ao produto final e traz mais volume à nossa base de animes localizados, fazendo com que mais pessoas possam aproveitar estas obras.


A aventura do último descendente dos Sirius (algo como lobisomens daquele mundo, mesmo que não fique tão claro na história) agrada e é recomendado para qualquer fã de animes, e até mesmo aos não adeptos a este tipo de arte é uma ótima porta de entrada para o nicho.

Comentários