Manaria Friends - Indicação de anime


Expectativa e frustração o aguardam nesse spin off de Shingeki no Bahamut

Já se passaram mais de 2 anos desde o lançamento de Shingeki no Bahamut: Virgin Soul, e quem gostou muito da animação assim como eu, não via a hora de uma continuação. Neste caso de hoje não é uma continuação das aventuras de Nina Drango exatamente, mas sim um spin off, uma história no mesmo mundo que foi estabelecido na animação anterior.

A história dessa vez conta a história de Anne, uma princesa, e Grea, uma princesa Dragão. Duas alunas da Mysteria Academia, escola onde se passa grande parte do desenrolar do anime.

A animação dessa vez foi desenvolvida pela Cygames Pictures, um estúdio próprio da Cygames, que dessa vez deixou o estúdio MAPPA de lado. Mas não se preocupe, a qualidade técnica dos animes anteriores se mantém, o que é muito bom. O problema maior deste anime é esse, pois somente a animação se destaca...


Como dito no parágrafo anterior, a animação se mantém linda. É um deslumbre visual, mais até que as duas primeiras temporadas de Shingeki no Bahamut. O anime não tem muitas batalhas, na verdade nem é o foco deste spin off, mas os efeitos visuais e detalhes tanto de personagens quanto dos ambientes merece aplausos.

Agora vamos ao que deveria ser a cereja do bolo, a trama/ história. Pois é amigo, quem vos escreve é uma pessoa que gostou muito de Gênesis e é enlouquecido de amor por Vingin Soul, as duas temporadas anteriores respectivamente. E para minha surpresa, Manaria Friends não é nem de longe aquilo que os fãs esperavam no que diz respeito à trama/desenvolvimento.

A história gira em torno de Grea e Anne, no dia-a-dia de ambas. Mas é aqui onde mora um dos problemas do título: a execução. A princípio, as duas protagonistas tem uma interação muito boa, com cenas bem no estilo slice of life mesmo, mostrando um pouco da amizade das duas. Mas o problema é que a história não sabe onde quer chegar, pois em diversos momentos acontecem até insinuações de afetos mais profundos, mais íntimos na verdade, o que leva a quem está assistindo a acreditar que as duas são lésbicas, que podem ter um romance, ou até se aprofundarem ainda mais nesse possível "amor proibido" entre as duas raças, mas NÃO!

Essa situação encomoda bastante, pois acredito eu, que a maioria do público Otaku já está familiarizado com obras ao estilo YURI e YAOI, mesmo que não sejam seus gêneros favoritos, e ao fazer breves insinuações desses gêneros em qualquer anime que seja, gera um desconforto em quem está assistindo, quando a proposta foi mal aproveitada e/ou mal resolvida.

Manaria Friends possui um total de 10 episódios onde cada um possui 15 minutos de duração aproximadamente. Já é um anime curto por ter apenas 10 episódios, se torna mais curto ainda o fato de possuir apenas 15 min. de duração. Isso é refletido diretamente no produto final, assim como a maioria dos animes nesse formato, Manaria Friends carece de bom roteiro, de desenvolvimento de personagens e principalmente de motivos para continuar assistindo-o. Fãs mais assíduos vão dizer que o arco trabalhado nesse spin off é muito bacana e importante para o mundo de Shingeki no Bahamut, mas ao terminar de assistir o anime inteiro e analisando o conjunto da obra com clareza, vemos que não é bem por aí...

No geral, fica difícil indicar Manaria Friends por tudo que mencionei acima. Até para os fãs de Shingeki no Bahamut, este anime pode deixar um gosto amargo na boca por não atingir a expectativa gerada. Cumpre seu papel como entretenimento, mas não como um entretenimento de qualidade.



Comentários

  1. Na moral, na moralzinha?! Virgin Soul foi um fiasco!
    Manaria Friends foi muito bem feito e executado a sua proposta de Slice of Life. Enquanto isso, virgin soul tentou se agarrar a uma trama de romance barata pra agradar macho otaku e saiu aquela coisa horrorosa! Se tivesse focado só no conflito teria sido nota 10.

    Manaria Friends serviu pra tirar o gosto ruim que Virgin Soul deixou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário