Saint Seiya: Saintia Shou - Recomendação de anime


E a saga dos cavaleiros de Athena continua...e continua...

É redundante afirmar que Saint Seiya é um fenômeno, isso todo mundo já sabe.
Hoje iremos conversar sobre a mais nova adaptação animada de um dos mais recentes spin-offs da franquia: Saint Seiya: Saintia Shou.

Saintia Shou é um mangá que foi lançado em 2013, com arte de Chimaki Kuori e roteiro autorizado e inspirado na série original de Masami Kurumada.


A obra acontece paralelamente ao início da história de Saint Seiya clássica, onde Saori Kido está aos poucos despertando seu poder como Athena e eventos como a guerra galáctica e a batalha das doze casas rolam em segundo plano aos acontecimentos principais dessa nova saga. Enquanto isso, Athena está formando sua segunda guarda formada pelas Saintias, que em teoria, são amazonas de bronze assim como os 5 principais cavaleiros originais.

Shoko é a protagonista da vez, e acompanhamos sua trajetória ao se tornar a saintia de Equuleus (Cavalo Menor) após sua irmã ser possuída pela deusa malígna Eris(a Deusa inimiga dessa nova saga) em seu lugar.

No fim das contas, ainda é um anime sobre os cavaleiros de Athena. Batalhas das saintias contra outros cavaleiros, treinamentos, guerreiros queimando o cosmo...aqui é seguido bem a receita que já é conhecida por todo mundo. O principal diferencial fica pelo foco nas saintias, dando um um novo ar à temática estabelecida até então.

Para fortalecer ainda mais o enredo e mostrar a importância dos eventos das sagas anteriores, alguns personagens da saga original dão as caras por aqui. Desde os cavaleiros de bronze que passam brevemente até alguns cavaleiros de ouro e até o suposto grande mestre que fazem parte da trama principal em Saintia Shô.

Outro detalhe muitíssimo importante que sempre foi um pedido dos fãs a muito tempo, foi que se utilizasse o character design clássico semelhante ao de Shingo Araki, responsável pela animação clássica dos anos 80. As animações "pós saga de Hades", como Saint Seiya Omega e Saint Seiya: Soul of Golg, não possuíam mais essa característica, o que deixou a comunidade de Cavaleiros do Zodíaco bem chateada.

Agora em Saintia Shô a animação ainda é responsabilidade da Toei Animation, mas desta vez foi feita em uma parceria com o estúdio Gonzo, que possui um bom histórico de boas animações, e neste caso ajudou a representar essa característica novamente para a animação. Por mais que a animação nos últimos episódios caia um pouco em qualidade técnica, é plausível o trabalho realizado, sendo muito melhor do que o último anime da série, Soul of Gold.


A história de Saintia Shô é uma incógnita e realmente me deixou confuso.

O anime saiu em formato ONA (disponibilizado para internet e plataformas digitais) com um total de 10 episódios, e ao que parece, ele foi concluído. Porém, mesmo não tendo lido o mangá, é sabido que a história ainda está em desenvolvimento e sendo publicada no Japão. Assim sendo, podemos imaginar que a animação cobriu o primeiro arco da história, e futuramente possa ter uma continuação contando o restante da mesma...lembrando que isso é uma suposição minha, já que mesmo após muita pesquisa, não consegui muita informação.

Confesso que tenho vontade de comprar o mangá físico, que é lançado aqui no Brasil pela editora JBC e atualmente está no 11° volume, mas preciso de um tempo para tal e caso eu consiga, volto a escrever-vos aqui para atualizar a postagem.

Na real, a história não é tão boa quando podíamos esperar, ainda mais sabendo que tanto a história clássica quanto as vindouras (exceto de The Lost Canvas) não são primores, são apenas OK. Sabendo disso, temos algo de "no mesmo nível" para "um pouco abaixo", bem mais pela simplicidade do que por outro motivo. É uma animação que cumpre seu papel como entretenimento, mas que infelizmente não se destaca em nenhum quesito. 


Para muitos isso pode ser um problema, ainda mais com várias continuações de animes relevantes saindo a cada temporada que passa, e até mesmo de lançamentos arrasa quarteirões, como Kimetsu no Yaiba, etc. Fica difícil para o consumidor trabalhador, pai de família, e até mesmo para aqueles com tempo limitado, investir em uma série mais simples ao invés das grandes produções.

Para quem é fã de Cavaleiros do Zodíaco e gosta de acompanhar os spin offs e tudo sobre a obra, Saintia Shou é um prato cheio tanto pela abordagem um pouco diferente quanto pela novidade. Para os fãs mais raízes com certeza não agradará tanto até porque esse tipo de fã gosta de reclamar de tudo, rsrsrs. E para os demais fãs de anime, pode não ser a melhor introdução para a série, mas é uma boa animação que cumpre seu papel muito bem.

Nos vemos na próxima indicação!


Comentários