Tengen Toppa Gurren Lagann - Recomendação de anime


O poder do otimismo elevado ao máximo

O anime de hoje é Tengen Toppa Gurren Lagann, uma animação original do ano de 2007 produzida pelo estúdio Gainax, estúdio que teve envolvimento com a produção do mitológico Neon Genesis Evangelion. Apesar de Tengen Toppa ser um anime do gênero mecha, o mesmo estilo de Evangelion, acaba aqui as semelhanças. O fato é que a Gainax fez um excelente trabalho com Tengen Toppa assim como havia feito com Evangelion em sua época.


Gurren Lagann é um anime bem atípico, daqueles que quebram diversas barreiras, tanto de formato quanto em seu estilo artístico, narrativa e execução. São 27 episódios (contrariando o formato de 24/25 padrão que já conhecemos) muito bem produzidos, com um estilo de arte único, que acabou gerando derivados futuramente, como Kill la Kill e Darling in he FranXX.
O gênero mecha é extremamente famoso no Japão, porém aqui no ocidente é tratado como nicho, justamente por sua temática geralmente não ser tão atrativa aos olhos ocidentais, por vários fatores. É aqui onde este anime brilha. Gurren Lagann é uma excelente porta de entrada para conhecer o gênero, principalmente por não conter toda a "burocracia" e complexidade que os outros títulos do gênero possuem. Este é um anime bem mais discontraído, divertido, e até mais chamativo do que as demais obras do mecha, por isso se destaca. 

Na história, conhecemos Kamina e Simon, amigos moradores de uma civilização subterrânea. O sonho dos dois é poder conhecer a superfície e os segredos do mundo, pois sempre viveram no subsolo. Certo dia Simon encontra uma chave em forma de furadeira, e são atacados por máquinas da superfície. A partir daí eles encontram um pequeno robô e no mesmo dia ganham acesso à tão sonhada superfície. É aí que começa a jornada que irá mudar suas vidas.


Se uma mensagem resumisse Gurren Lagann, essa frase seria: "Nunca Desisir". Essa mensagem diz muito sobre a obra, pois é um anime que a cada episódio reforça mais e mais essa mensagem e estilo de vida, o de nunca desisir. Isso é transmitido através dos diálogos, das batalhas e dos diversos momentos marcantes e cheios de emoção. É um anime muito carregado que mexerá com diversos de seus sentimenos enquanto você acompanha.

A parte técnica é excelente. Possui traços e character design muito bons. O estilo de arte é bem caricato e único, o que o diferencia bastante dos animes de mecha no geral, e os robôs de combate são bem únicos e e não seguem nenhum padrão, outro charme do título. Como o foco aqui é a superação, não é dificil ver a burocracia do gênero mecha ser totalmente descartada com fusão de robôs, descondideração da gravidade(e a falta da mesma), e por aí vai....no final o que realmente importa é a diversão e as emoções que o anime desperta em nós.


Com o sucesso do anime, foram lançados posteriormente a versão em mangá (quebrando o padrão mais uma vez) com 10 volumes, 2 filmes compilados da história principal vista no anime, uma light novel e 1 jogo para Nintendo DS que foi lançado somente no Japão. O mangá recebeu versão nacional pela editora Nova Sampa, e os dois filmes possuem a história do anime compilados, cada filme resumindo 13 episódios aproximadamente. Caso você não tenha paciência de assisir a 27 episódios e opte por assisir os filmes ao invés, é uma ótima pedida. Gostando, você pode voltar para o anime principal e se aprofundar melhor na trama.


Tengen Toppa Gurren Laggan
é um daqueles animes que nos marca. A junção de diversos fatores o tornam memorável e é quase impossível não gostar. Se você curte animes do gênero mecha, é uma ótima pedida pois acrescenta diversos detalhes que enriquecem o estilo, caso você não seja, também é uma ótima opção por ser muio diferente do tradicional. A história, os personagens, as batalhas, os momentos épicos, tudo vale muito a pena! Não deixe de conhecer essa obra de arte animada!



Comentários