Existem sim clássicos contemporâneos!
Aproveitando a boa recepção de One Punch Man pela mídia, a Funimation em parceria com o estúdio Bones lançaram em 2016 a animação de outra obra de One(autor), Mob Psycho 100.
Tática muito válida para chamar a atenção do público, uma vez que One Punch Man estava na boca do povo depois do ótimo anime de 2015 produzido pela Madhouse.
Mob Psycho 100 conta a história de Shigeo Kageyama, mais conhecido como Mob, um jovem estudante(sempre eles...) do Japão que possui poderes paranormais. Mob é pupilo de Arataka Reigen, um charlatão dono de um escritório que cuida de casos paranormais na cidade. Reigen engana Mob o tempo todo e o faz usar seus poderes para resolver os casos bizarros que aparecem. É aí que começa as aventuras sinistras de Mob e sua turma.
Comparações com One Punch Man seriam esperadas, afinal, é outra criação do mesmo autor. Mas já adianto para todos que Mob Psycho 100 é muito diferente da obra anterior, muito mesmo. A única semelhança (e que é bastante visível), é a cara de "bocó" de Mob, que se assemelha bastante à de Saitama. Apesar de também ter bastante comédia e moentos bizarros, o tom de Mob é outro, as abordagens são diferentes, o clima também. São animações muito distintas, mas muito boas em seus conceitos e execuções.
Algo que chama a atenção de Mob Psycho 100 nos primeiros minutos é seu estilo de animação. Bem diferente do estilo utilizado em One Punch Man, onde o estúdio Madhouse não economizou verba para trazer o melhor da animação moderna. Em Mob Psycho 100 temos muita qualidade sim, não há como negar, mas aqui é uma qualidade diferente. O anime traz a impressão de ser feito à mão, com pinturas simples e traços de nanquim em cada linha de arte. Estilo de arte bem parecido com o do mangá mesmo, mas muito mais bonito.
As caricaturas, os diálogos e as batalhas são muito bem feitos e são um dos destaques da animação.
O anime possui até o momento 2 temporadas. A primeira possui 12 episódios e uma compilação especial de 1 hora de duração. Algo bem interessante que fizeram na narrativa do anime é sua divisão de arcos. A primeira metade do anime apresenta Mob, seus amigos, e o mundo que os cerca. Muita comédia, situações bizarras e como funciona os poderes paranormais naquele contexto, tudo muito bem apresentado. Já a segunda metade do anime vira um battle shounen honesto, com muita luta e cenas de ação incríveis, que unidas com o estilo artístico utilizado, trazem algo muito bom de ser aproveitado.
No início de 2019, a mesma equipe nos traz a segunda temporada de Mob Psycho 100, agora com 13 episódios e um OVA continuando os eventos do anime do ponto em que parou.
Esta temporada continua com a qualidade e características técnicas da primeira, com destaque no primeiro arco onde eles desenvolvem melhor os personagens e mostram mais o seu lado humano, tendo um pouco menos de comédia que o primeiro anime. O segundo arco continua a estratégia de ser um battle shounen, mas aqui escalonado em uma dimensão ainda maior e mais impressionante.
Mob Psycho 100 é um ótimo anime para conhecer, e é impossível assistir os primeiros episódios e não querer conhecer mais sobre Mob e sua turma. Pode não reinventar a roda, mas o quê e quem atualmente faz isso? O importante é trazer entretenimento de qualidade para seu público alvo, e isso Mob Psycho 100 faz com maestria.
O anime está disponível no catálogo da Crunchyroll com dublagem em PT/BR para as duas temporadas, e a dublagem está maravilhosa, lembra bastante a dublagem feita na época de Yu Yu Hakusho, onde os atores usam muitas gírias e gracinhas sem estragar o conteúdo original. Não perca tempo e vá conhecer, esse eu garanto!
Comentários
Postar um comentário