Yu Yu Hakusho - Recomendação de anime

 

O tempo não faz bem pra tudo...

Obra de Yoshihiro Togashi, sucesso no início dos anos 90, produto com uma dublagem brasileira mítica e um dos responsáveis por fortalecer a cultura Otaku em nosso país juntamente com Cavaleiros do Zodíaco. Sim isso mesmo, estou falando de Yu Yu Hakusho.

Até os dias atuais, existes obras que são lembradas com muito amor. Yu Yu Hakusho é uma delas. 

O anime que fazia parte da programação da finada Rede Manchete, ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo e foi fonte de inspiração pra diversas obras vindouras, principalmente no estilo Shounen. A animação, derivada do mangá de sucesso da Shounen Jump, foi ao ar em 1992 e possui um total de 112 episódios. Yu Yu Hakusho também possuiu 2 filmes (The Golden Seal e o rápto de Koemnma[1993] e Invasores do Inferno[1995]) e 2 séries de OVAs. A primeira, Eizo Hakusho, são pequenas histórias que ocorreram dentro da história original e tem o total de 6 episódios(1994). E a segunda série de OVAs são Dois Tiros e Tudo ou Nada, que fazem parte do mangá original e foram trazidos em 2018 em formato de animação. O bacana deste último OVA é que ele traz uma nova perspectiva de final para o anime original.

Sobre o anime clássico, ele literalmente é um produto de seu tempo. Yu Yu Hakusho faz parte de um cenário que distoa bastante da nossa realidade atual. O público alvo era menos exigente, Não havia a quantidade gigantesca de conteúdo muito menos os recursos que temos hoje para ter acesso a qualquer produto multimídia. Nãop existia as redes sociais para sabermos de antemão se aquela animação é boa ou ruim, e assim por diante...

Estou deixando claro isso que para assistir Yu Yu Hakusho hoje em dia, é preciso ter em mente todos estes pontos citados. O mundo mudou, os produtos mudaram, a mídia mudou. Será que Yu Yu Hakusho consegue ter valor mesmo depois de mais de 25 anos da sua estréia? Vamos descobrir.

O anime conta a história de Yusuke Urameshi, um jovem estudante que sofre um acidente ao redor de sua escola e a partir daí vira um detetive espiritual para poder resolver casos que humanos normais nem sonham que acontecem. No decorrer da jornada, ele vai conhecendo amigos e forma um time ao longo de sua trajetória.

A ação de Yu Yu hakusho é padrão da época, bastante porrada como pede um bom shounen, com a adesão de diversas técnicas sobrenaturais para dar um "plus" ao todo. Os personagens são muito carismáticos, e como todo bom shounen, existem diversos tipos de personalidade para diversificar as cenas. Um dos destaques da obra que foi utilizado em diversas obras posteriormente, foram os torneios de batalha, que aqui são bem utilizados se tornando um dos maiores pontos fortes da obra.

A animação é básica, bem característica de seu tempo. Não se destaca pois segue tudo o que as produtoras da época faziam. Por ser um anime longo, toma a liberdade de alongar certos momentos já que a noção de "filler" não existia naquela época.

A dublagem brasileira é algo que é referência até hoje. O estúdio de dublagem na época, Audio News, fez diversas adaptações nos diálogos dos personagens, incluindo ditados populares brasileiros e até gírias. O mais impressionante de tudo é que o resultado final não ficava ruim, pelo contrário, ficava muito mais cômico e divertido de se acompanhar. Por muitos anos este trabalho foi enaltecido, mas nenhum outro estúdio trazia essa abordagem aos animes que eram localizados. Hoje em dia , depois de muitos anos, já podemos ver os frutos desse tipo de adaptação em vários animes que foram traduzidos, principalmente do serviço de streaming Crunchyroll, o que é uma vitória para os fãs brasileiros, pois este tipo de trabalho eleva muito a qualidade do produto.

Diante de tudo isso, eu gostei de assistir Yu Yu Hakusho. Assim como milhares de brasileiros, eu assisti em sua primeira exibição em 1995 na Rede Manchete, mas logicamente eu não lembrava de muita coisa, afinal, eu tinha 5 anos na época. Com o tempo entrei na onda dos animes de novo, e sempre deixava de lado a idéia de assistir novamente o anime, até por ser longo também.

Mesmo sabendo que minha opinião pode ser polêmica, pra mim Yu Yu Hakusho não tem poder hoje em dia. É um anime que não sobreviveu as mais de duas décadas de vida. Obviamente é uma obra que marcou história, principalmente para a comunidade Otaku brasileira, mas a obra faz parte do seu tempo, não tendo relevância nem impacto na época em que vivemos. Para dar mais força ao meu ponto de vista, Hunter X Hunter, que também é uma criação de Togashi, é uma obra infinitamente melhor que se sustenta e mostra relevância na atualidade. Logicamente, o autor evoluiu muito desde então, mas não há como negar as evidências.

Não estou dizendo que Yu Yu Hakusho é ruim, longe disso, só estou dizendo que a obra não faz frente ao mercado de animes atuais que têm muito mais obras importantes, e que farão você aproveitar melhor seu tempo.Aqui vêmos um anime de batalha sem muita explicação, que não convence muito. Afirmo ser um produto de seu tempo pois a maioria dos animes de sua época tinham muitas dessas mesmas características, e hoje em dia é diferente porque o público mudou, é uma evolução natural desse tipo de mídia.

Mas mesmo assim, ainda acho que você deve assistir e ter uma viagem no tempo dos animes, para conhecer melhor de onde surgiu muita coisa que vêmos hoje em dia.

Fico por aqui, um grande abraço e até a próxima!


Comentários