Uma lenda viva da década passada.
No ano de 2015, mais precisamente na temporada de animes de Outubro, muitos otakus conheceram um novo anime que causou impacto e ganhou uma legião de fãs mundo afora a partir dali. Estou falando de One Punch Man, anime derivado de um web mangá de sucesso escrito por "ONE" e ilustrado por Yusuke Murata que foi lançado no ano de 2012. Assim como todos esperam de uma obra de sucesso, One Punch Man ganhou os holofotes e em 2015 sua versão animada pelo renomado estúdio Madhouse, estúdio famoso pelas animações com parte técnica impecáveis.
One Punch Man conta a historia de Saitama, um jovem cidadão japonês que vive em um mundo habitado por super heróis, inclusive é umas das profissões de destaque . Saitama é aspirante a super herói, e para isso treinou tanto, mas tanto, que chegou em um nível que nenhum outro humano jamais conseguiu com seus treinos. Ele ficou tão forte que a maioria dos seus inimigos é derrotado com apenas um soco. Devido a isso, Saitama segue como herói em busca de achar alguém que faça frente ao seu poder, mas na maioria das vezes acaba sempre se frustrando...
Pois é, uma sinopse bem criativa e diferente de tudo que você já ouviu antes. Quem diria que em tempos atuais poderíamos ver algo com premissa tão inovadora? E sabem o melhor de tudo isso? É que funciona!
O sucesso de One Punch Man não se limita apenas à sua sinopse criativa, mas sim, ao todo que compõe a obra. A Madhouse mais uma vez entregou um produto muito bom em todos os aspectos.
Falando no desenvolvimento da história, tudo é muito bem trabalhado, desde os personagens até o mundo que os cerca. Saitama realmente é o destaque da trama, e mesmo que a origem de seus poderes não seja explicada devidamente, acredito que esse seja um dos triunfos do enredo.
Apesar da temática de heróis, One Punch Man é um anime de comédia. A obra satiriza os shounens mais conhecidos de uma forma brilhante. Você vai ver referência a vários inimigos clássicos de shounens antigos, somado com a personalidade nonsense de Saitama, temos uma fórmula de sucesso que dificilmente encontramos por aí. É tudo muito hilário.
Tudo é muito bonito, desde os personagens até as ambientações. As batalhas e os efeitos visuais são um espetáculo à parte, fazendo juz ao nome da Madhouse.
Após sua estréia em 2015, pouco tempo depois em 2017 a Netflix adquiriu os direitos de exibição de One Punch Man. Isso trouxe benefícios para nós brasileiros, pois a primeira temporada hoje conta com dublagem em português/BR de ótima qualidade com super elenco, realizada pelo estúdio Grupo Macias.
Em 2018 recebemos a notícia que One Punch Man ganharia uma segunda temporada. O problema é que pouco tempo depois, recebemos o anúncio oficial que a Madhouse deixou a obra, ou seja, tinha abandonado o projeto, juntamente com o diretor da primeira temporada. O estúdio que ficou a cargo se adaptar a continuação do mangá de sucesso agora seria o J.C. Staff, mesmo estúdio responsável por Shokugeki no Souma e Danmachi.
A fanbase mundo afora causou alarde com a mudança, afinal, a Madhouse fez um excelente trabalho na primeira adaptação. Como seria One Punch Man fora das mãos do estúdio? Teria o mesmo impacto? Era a pergunta que não queria calar.
Chegou então abril de 2019 e foi ao ar a segunda temporada tão aguardada pelos fãs, mesmo que todos estivessem com muitos anseios. O nova temporada também possui 12 episódios assim como a anterior.
O primeiro episódio tinha vazado alguns dias antes e acabou confirmando o que todo mundo temia: a qualidade da animação caiu drasticamente. Ficou claro que esta nova adaptação não recebeu o mesmo investimento que o anime anterior, pois a J.C. Staff não é um estúdio ruim, com o investimento adequado ela entrega bons produtos, vide o filme de Danmachi que também estava a seus cuidados.
Mas como não dá pra analisar o que One Punch Man seria, e sim o que ele é, pra mim o único problema foi a parte técnica mesmo. A animação perdeu completamente o brilho. Personagens bem ofuscados, falta de cenas épicas e muitas vezes a própria ausência de batalhas frustra bastante, juntamente com a falta de detalhes em tudo.
Tirando a parte técnica, o anime continua muito bom. A história segue diretamente os acontecimentos do mangá, com enredo muito bom e diversos acontecimentos engraçados e emocionantes, dignos da obra. Você ainda vai rir pra caramba do que acontece, principalmenhte a emoção que toma conta quando Saitama chega para resolver tudo. Posso afirmar que se você é fã da série, mesmo com a animação podre, ao assistir e se emocionar com a história você vai acabar perdoando a falta de investimento que deram ao título.
One Punch Man é nosso! Infelizmente a segunda temporada não foi muito aceita pelo público devido à troca de estúdio, o que acabou gerando efeito negativo. Tanto que não sabemos e nem temos pistas se a 3° temporada irá chegar depois de toda essa tempestade.
Mas enfim, One Punch Man sem sombra de dúvidas é um clássico moderno e merece sua atenção. O roteiro criativo e sua execução plena merecem ser apreciada por todos!
Um grande abraço!
Comentários
Postar um comentário