Pokémon Origin, Generations e Twilight Wings

 

Não é surpresa pra ninguém que Pokémon é a franquia mais rentável do mundo. Soubemos disso em 2019 com um relatório que estimava o valor da franquia em nada mais nada menos que 95 bilhões. Isso mesmo, apesar de não parecer, é  uma franquia bilionária que está acima de pesos pesados do cinema, entre outros.

Pokémon é um sucesso que vai mundo além dos videogames, mídia onde teve sua origem. A marca possui brinquedos, filmes, diversos produtos licenciados e uma animação que está ao ar desde 1997 e não tem nem previsão de acabar tão cedo.

Como nosso foco aqui no blog é falar sobre animação, então hoje irei abordar 3 séries de Pokémon que são paralelas ao anime principal. 

Pokémon: The Origin

Em outubro do ano de 2013, poucos dias antes do lançamento mundial do primeiro game de Pokémon para Nintendo 3DS, a The Pokémon Company International em parceria com 3 estúdios (OLM, Production I.G. e Xebec) lançou a animação Pokémon: The Origin, ou "Pokémon: A Origem", em tradução livre. 

o anime possui 4 episódios e conta a história do treinador Red, isso mesmo, o protagonista dos jogos clássicos, em sua aventura pela região de Kanto.

O destaque dessa aventura é a abordagem, pois além da animação ser excelente, traz um protagonista com características muito diferentes das que estamos acostumados a ver em Ash Ketchum no anime original. As batalhas são bem coreografadas, mais ferozes e possuem efeitos de encher os olhos.

Como esta série só possui 4 episódios e aborda toda a região de Kanto, obviamente tudo é tratado de forma resumida, mas é interessante ver uma outra perspectiva para esse mundo de Pokémon que gostamos tanto.

O destaque que pegou muitos fãs de surpresa foi a evolução para Mega Charizard X do pokémon de Red, o que deixou claro a intenção da The Pokémon Company em hypar o novo jogo que já estava ali perto, e olha...FUNCIONOU!

Pokémon Generations


Em Setembro de 2016, poucos meses antes do lançamento global de Pokémon Sun & Moon para Nintendo 3DS(a última geração de Pokémon para o portátil), a The Pokémon Company lança dessa vez a animação Pokémon Generations, produzida pelo estúdio OLM.

Com formato de animação exclusivo para internet, e acessível pelo Youtube no canal oficial de Pokémon, a nova animação conta com 18 mini-episódios de aproximadamente 5 minutos cada.

O legal deste anime, além da qualidade impecável de animação, é que ele conta pequenas histórias de todas as regiões da série conhecidas até aquele momento, ou seja, de Kanto até Kalos. São acontecimentos inspirados no roteiro dos jogos principais e tem um foco muito grande nos pokémons lendários das respectivas regiões.


A qualidade é tão boa quanto Pokémon: The Origin, e nos faz questionar que o anime original deveria ter essa mesma abordagem, pois nos deixa realmente com um gosto de "quero mais" a cada episódio. Mas o fato é que uma animação com esse nível de qualidade custa muito caro, e acaba se tornando inviável para um anime com formato "infinito", que já está em produção a anos.

É um ótimo anime principalmente para quam não conhece Pokémon e é um produto bem acessível. Atualmente ele se encontra no Youtube, no canal Oficial de Pokémon, com dublagem em Português/BR. Recomendadíssimo!

Pokémon - Twilight Wings


Com e 23° temporada do anime clássico de Pokémon em exibição no Japão, em Janeiro de 2020, 2 meses após o lançamento de Pokémon Sword & Shield para Nintendo Switch, foi ao ar Pokémon - Twilight  Wings, uma nova minissérie dos monstrinhos de bolso produzidas pelo Studio Colorido, também no formato ONA em um total de 7 episódios com aproximadamente 6 minutos de duração cada.

A temporada atual do anime mudou a bordagem clássica que vinha tomando desde a região de Kanto, ou seja, nesta nova fase Ash e Pikachu não estarão exclusivamente na nova regiãoa de Galar, mas sim terão aventuras em todas as regiões conhecidas até o momento para ajudar em uma pesquisa pokémon.

Devido a essa nova perspectiva do anime padrão, Pokémon - Twilight Wings vem para mostrar aos fãs da franquia algumas especificidades de Galar. Obviamente quem jogou os jogos principais da franquia, principalmente Sword & Shield, estarão familiarizados com aquele mundo, mas posso afirmar que é muito bacana ver tudo aquilo fora do jogo.

Twilight Wings(ou Hakumei no Tsubasa em japonês) além de mostrar de forma bem superficial diversos aspectos de Galar, conta a história de um garoto que sonha em assistir uma luta do Campeão da Liga Pokémon pessoalmente, e seu desdobramento. Apesar de curto, é uma ótima forma de divulgar os novos jogos, uma vez que devido aos problemas econômicos em nosso país, o acesso a um Nintendo Switch não esteja nada favorável...

E fico aqui com mais uma recomendação, sempre procurando diversificar os gêneros pra vocês!

Grande abraço e até mais!


Comentários